Todo mundo imagina o futuro daquele jeito lindo e maravilhoso onde você tem a sua própria casa, com um clique no celular faz as suas compras no amazon go e já recebe em casa, vai pro trabalho de uber, etc… O que eu venho apresentar aqui são versões alternativas para esse futuro, o que as pessoas do passado achavam que seria o futuro e como eles são legais de ser explorados.
Stone, Steam e Diesel
StonePunk
Como é? Podemos descrever como “a visão dos homens das cavernas de como seria o futuro”, só que tem dinossauros também.
O StonePunk muitas vezes recria algumas tecnologias atuais com os recursos da época (e com dinossauros). Eu poderia citar alguns exemplos daqui, mas se você perceber que Os flintstones se passa em um universo StonePunk, você já vai ter tudo que precisa.
Algumas pessoas gostam de misturar a tecnologia atual com dinossauros (essa imagem ai), o que também é chamado de StonePunk. Não existe muita Preocupação em separar em subgêneros porque esse daqui é um dos que a galera nem se importa, isso se souberem que existe. Os que vem a seguir são bem famosos, uns mais que outros, é claro.
Para assistir: Os Flintstones
Para ler: The Flintstones (DC comics), Dinotopia
Para jogar: FarCry Primal
Para ouvir: Essa música feita com base numa réplica de uma flauta pré-histórica
SteamPunk
Como é? esse gênero se classifica pelas engrenagens, maquinas movidas a vapor e ambientação vitoriana (e muita cor bronze). É inspirado na época da revolução industrial onde invenções como a maquina diferencial revolucionaram a tecnologia da época. Você pode ver coisas como ciborgues em que, sei lá, o braço, foi substituído por um braço mecânico que funciona com engrenagens; Veículos super rápidos movidos a vapor; Armas com visual antigo mas tão ou mais poderosas que as atuas, etc… Tudo isso com carroças passando pela rua. Justamente por isso o Steampunk é visto como um universo cheio de descobertas brilhantes esperando para serem feitas. Personagens comuns são cientistas malucos, cavaleiros a moda antiga, Caçadores de recompensa, pessoas ricas, e por ai vai.
Ao contrário da maioria dos outros “punks”, o steampunk muitas vezes é um universo onde não existe predominância de felicidade ou tristeza (ou seja, se equipara ao mundo real). É também um dos mais famosos, sendo que alguns grupos de pessoas gostam de levar esse estilo para o mundo real. Ai elas se vestem do mesmo jeito que seus personagens e passam vergonha ao vivo.
Também tem essa coisa aqui… Não façam isso.
Para assistir: A invenção de hugo cabret e Wild, Wild West
Para ler: Vinte mil léguas submarianas, Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista, Steampunk Ladies. Vingança a Vapor
Para jogar: Bioshock Infinite
Para ouvir: Música vitoriana (tipo essa), Orquestras
Subgêneros
TeslaPunk: É exatamente igual ao Steampunk, a diferença é que ao invés de vapor nós temos a eletricidade como principal. Mesmo sendo focado na eletricidade, não tem nada a ver com Cyberpunk. Apesar de se passar no futuro, a estética e funcionamento dos aparelhos elétricos é bem arcaica.
DieselPunk
Como é? esse gênero se baseia no período entre 1920-1949 onde o Diesel era soberano. Ele bebe muito da segunda guerra mundial e por isso é comum ver coisa como nazismo, forças militares extremamente poderosas e “avançadas” tecnologicamente.
O avançadas está entre aspas porque a tecnologia nesse mundo, como sempre, é baseado na visão das pessoas daquela época de como seria o futuro.
Outras características do “mundo” dieselpunk são os tanques de guerra, repressão, blues, carros do modelo antigo, zappelins, união soviética além de muito ferro “bruto” (sem aquela pintura de cores vibrantes e tudo mais).
E, como o nome indica, tudo, TUDO, é movido a diesel. Então nós temos veículos, armas, próteses, robôs e etc… movidos a Diesel, que gera aquela fumaça amiga do meio ambiente. É claro que uma cidade que praticamente só usa Diesel não é a coisa mais bonita do universo, o que acaba gerando uma predominância da “feiura” e da tristeza (no maior estilo cyberpunk), além da miséria, solidão urbana, e por ai vai.
Para assistir: Rocketeer
Para ler: A liga extraordinária, Dieselpunk: Arquivos Confidenciais de Uma Bela Época
Para jogar: Wolfstein I e II, Iron Harvest (ainda não lançado)
Para ouvir: Blues, Bossa Nova
Fica aqui também o trailer do Wolfstein II, que pra quem gosta de Dieselpunk, é simplesmente arte
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=xHht8480cEo&has_verified=1]
Na continuação… Atompunk, Raypunk e Cassette Futurism
Arte da capa: Caveman; Steampunk female warrior; A dieselpunk warrior.