É incrível como um formato que já existe há mais de 10 anos tem se desenvolvido e reafirmado e vem ganhando cada vez novos adeptos, não vou me dar ao luxo de te dar motivos para ouvir podcasts (deixo isso para essa publicação), o intuito desse post é te mostrar como criar o seu de forma 100% gratuita.
1º passo: Preparando o blog
Os dois melhores editores gratuitos de blog são o Blogger (ou Blogspot), ferramenta do Google, e o WordPress, que é o que usamos, caso ainda não tenha criado o seu blog, aqui está um tutorial.
Se você vai fazer do podcast apenas parte de seu conteúdo, é aconselhável criar uma categoria para isso, se o seu blog só será usado para os episódios do podcast e mais nada, ignore este passo.
No WordPress: Na página lateral da área de publicação, na janela configurações do post, maximize categorias e tags e adicione uma nova categoria, com o nome do seu podcast, ou simplesmente com “Podcast”, na verdade isso é irrelevante
No Blogger as categorias são chamadas de marcadores, e você define-os para cada post.
É importante que na categoria ou marcador usado para os podcasts fiquem apenas os podcasts, você não quer nenhuma publicação que fuja do padrão em seu feed.
2º passo: Configurando os episódios
O formato aconselhável para os seus episódios é o MP3 com 192 kbps, assim a qualidade não fica tão ruim, e o arquivo não fica tão pesado. Também é aconselhável que você edite as chamadas tags do seu áudio, colocando nome do artista (o nome do seu podcast no caso), álbum, nome do áudio e a categoria como “podcast”, já que nem todo mundo usa um agregador de podcast.
Um opcional atraente seria embutir a capa do episódio no arquivo de áudio, isso você consegue usando programas como o Mp3tag.
3º passo: Fazendo upload dos episódios
Nós testamos diversos sites de hospedagem gratuitas para nosso podcast (Mediafire, Gavitex, Depositfiles, Sendspace, TeuCloud, FileFactory e 4Shared pra ser mais exato), mas todos tinham o mesmo “problema”, eles só disponibilizavam links diretos para os arquivos se você fosse um usuário pago, caso contrário eles forneciam apenas um link direto não permanente. Mas encontramos uma solução gratuita para hospedagem de áudio e de arquivos em geral que disponibilizava links diretos permanentes para usuários free, o Archive.org, o processo de upload de faixas é fácil e simples, basta você se registrar no site.
No Archive: Clique no ícone para fazer upload de sua faixa.
Em seguida, clique em upload files.
Arraste o seu arquivo e solte na tela do site, ou clique em Choose files to upload para localizar o arquivo em seu computador.
Na tela seguinte, todas as informações serão irrelevantes, exceto a subject tags, em que você pode colocar a mesma tag em seus arquivos de podcast, para separá-los de outros arquivos, quando terminar, clique em upload and create your item.
Calma! O endereço que apareceu na sua URL ainda não é o endereço desejado, você precisa do link de download direto do arquivo. Você deve copiar o endereço do link da opção VBR MP3.
A URL obtida será algo como https://archive.org/download/SEUARQUIVO/SEUARQUIVO.mp3. Esse sim será o link direto do seu arquivo de áudio
4º passo: Publicando os episódios
Crie uma postagem no seu blog com o título do episódio do seu podcast (é bom colocar o nome do podcast, o número do episódio seguido de seu título), insira a imagem que será a capa do episódio, escreva uma sinopse do seu episódio, e o coloque na categoria usada para podcasts, vide passo 1. Além do player de áudio, é sempre bom colocar o endereço para o seu feed (que você verá como obtê-lo no próximo passo) e uma opção de fazer download do episódio, usando o link obtido no passo anterior.
Para inserir o player de áudio, utilize o seguinte código, inserindo o endereço do áudio que você copiou no passo anterior.
No WordPress (retire as aspas em vermelho):
“[audiosrc=”LINK DO SEU ÁUDIO.mp3″]“
Na verdade, só de você colar o link do seu áudio na publicação do wordpress, ele já irá gerar o código do player, mas qualquer coisa tá aí.
No Blogger:
<audio controls>
<source src=”LINK DO SEU ÁUDIO.mp3″ type=”audio/mpeg” />
Seu browser não suporta este áudio
</audio>
5º passo: Criando o feed
Caso você queira criar um feed manualmente em XML, você pode aprender por aqui, e hospedá-lo no Google Sites ou outro servidor gratuito como o 000webhost, então o endereço do feed do seu Podcast será a url do seu arquivo XML hospedado.
Mas há um método ainda mais fácil, utilizando o Feedburner, onde você de cara já põe o link para a categoria do seu site em que ficam os podcasts (ou o link do seu blog, se ele contiver podcasts e nada além disso), marca a opção I am a podcaster e clica em next.
Na página seguinte você deve marcar a opção feed de categoria para podcast se estiver usando apenas uma categoria do blog para o podcast, ou a opção feed para podcast se todas as publicações do blog forem episódios do podcast. E next de novo.
A próxima etapa é configurar o nome e o endereço do feed, em Feed title insira o nome do podcast e em Feed adress a parte do endereço que ficará como feeds.feedburner.com/SEUENDEREÇO.
Ao fim da inserção, clique em next.
Seu feed já está no ar, agora basta configurá-lo, clique em next novamente
Em Create podcast enclosures from links to escolha a opção audio files only. Escolha sua categoria e subcategoria, se for preciso, adicione mais algumas em use additional categories. Em Podcast image location, insira o endereço da imagem que será o avatar do seu podcast, você pode hospedá-la em um outro blog, ou no seu próprio, e apenas clicar com o botão direito, copiar o endereço dela e colar no campo.
Em Podcast subtitle insira o subtítulo do seu podcast, se ele possuir um, em Podcast summary insira uma descrição sobre o que se trata ele, em Podcast search keywords as palavras-chave para encontrar o seu podcast e informe se seu podcast contém conteúdo explícito marcando yes ou no em Contains explicit content.
Clique em next e na página seguinte marque a opção Item enclosure downloads (podcast downloads)
Clicando em next uma última vez, seu feed estará publicado e seu podcast estará online e disponível para a leitura em agregadores, por exemplo.
Para publicar novos episódios basta seguir os passos 2 a 4, o feed atualizará automaticamente.