Entendendo The man comes around, a música apocalíptica de Johnny Cash

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The man comes around” foi uma das últimas músicas escritas por Johnny Cash antes de sua morte, foi lançada em 2002 no álbum “American IV: The Man Comes Around“.
Se tornou rapidamente um ícone da paixão de seu autor pela religião, alcançando facilmente o título de “clássico”. Eu diria tranquilamente que é a minha música favorita sobre o apocalipse, e olha que ela não tem guitarras ou bateria pesada.
The man comes around” traz em sua letra diversas referências a bíblia, a qual vamos estudar agora.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=k9IfHDi-2EA]

And I heard, as it were, the noise of thunder:
One of the four beasts saying: “Come and see.”
And I saw.
And behold, a white horse.

There’s a man going around taking names
And he decides who to free and who to blame
Everybody won’t be treated all the same
There’ll be a golden ladder reaching down
When the Man comes around

The hairs on your arm will stand up
At the terror in each sip and in each sup
Will you partake of that last offered cup?
Or disappear into the potter’s ground
When the Man comes around

Hear the trumpets, hear the pipers
One hundred million angels singing
Multitudes are marching to the big kettledrum
Voices calling, voices crying
Some are born and some are dying
It’s Alpha and Omega’s kingdom come

And the whirlwind is in the thorn tree
The virgins are all trimming their wicks
The whirlwind is in the thorn tree
It’s hard for thee to kick against the pricks

Till Armageddon no shalam, no shalom
Then the father hen will call his chickens home
The wise man will bow down before the throne
And at His feet they’ll cast their golden crowns
When the Man comes around

Whoever is unjust let him be unjust still
Whoever is righteous let him be righteous still
Whoever is filthy let him be filthy still
Listen to the words long written down
When the Man comes around

Hear the trumpets, hear the pipers
One hundred million angels singing
Multitudes are marching to the big kettledrum
Voices calling and voices crying
Some are born and some are dying
It’s Alpha and Omega’s kingdom come

And the whirlwind is in the thorn tree
The virgins are all trimming their wicks
The whirlwind is in the thorn tree
It’s hard for thee to kick against the pricks
In measured hundred weight and penny pound
When the Man comes around.

And I heard a voice in the mid of the four beasts,
And I looked and behold: a pale horse.
And his name, that sat on him, was Death.
And Hell followed with him.

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1º estrofe

And I heard, as it were, the noise of thunder:
One of the four beasts saying: “Come and see.”
And I saw.
And behold, a white horse

Esse trecho é completamente retirado da bíblia, precisamente de Apocalipse 6: 1-2.

“Então eu vi:
Quando o cordeiro abriu o primeiro dos sete selos, ouvi o primeiro dos quatro animais exclamar com voz de trovão: vem!
E eu vi: era um cavalo branco.
Quem o montava tinha um arco.
Foi-lhe dado uma coroa, e ele partiu como vencedor e para vencer”

É a chegada do primeiro cavalheiro do Apocalipse. Uma curiosidade para vocês: a visão dos quatro cavaleiros é inspirada em Zacarias 1:8 (primeira visão) e Zacarias 6: 1-6* (oitava visão), vamos dar uma conferida nesses trechos:

Primeira visão: os cavaleiros. Tive, esta noite, uma visão: era um homem montado num cavalo avermelhado; detinha-se entre as murtas na profundeza, e havia atrás dele cavalos avermelhados, alazões e brancos

Oitava visão: os carros. Tornei a erguer os olhos e tive uma visão: eram quatro carros que saíam de entre as duas montanhas, e essas montanhas eram feitas de bronze. Ao primeiro carro estavam atrelados cavalos avermelhados, ao segundo, cavalos pretos; ao terceiro, cavalos brancos e ao quarto, cavalos malhados de vermelho. Retomei a palavra e perguntei ao anjo que me falava: “Que representam eles, meu Senhor?” O anjo me respondeu: “São os quatro ventos do céu que vêm vindo, após terem estado diante do Dono de toda a terra”.

Johnny utiliza esse momento, a chega do primeiro cavaleiro, como contexto para o inicio do Armagedom, e assim a música se desenrola.

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2º estrofe

There’s a man going around taking names
And he decides who to free and who to blame
Everybody won’t be treated all the same
There’ll be a golden ladder reaching down
When the Man comes around

There’s a man going around taking names” (‘há um homem por ai recolhendo nomes’). Esse homem que vem é o mesmo que Cash cita na introdução, o cavalheiro branco, primeiro dos cavaleiros do apocalipse. Existem duas interpretações de quem pode ser aquele que monta o cavalo branco: pode ser o Anticristo, uma vez que a guerra, praga e fome seguem ele, mas também pode ser Jesus, que dá inicio ao apocalipse com sua chegada. Dá-se atenção sobre tudo as relações entre os quatro cavaleiros: como o segundo simboliza as destruições da guerra, o terceiro a fome, o quarto as epidemias mortais, o primeiro deveria simbolizar um flagelo: o espírito de conquista (uma possível referência às invasões partas do séc. I: os guerreiros partos eram arqueiros famosos)*.
Ressaltam-se especialmente os caracteres distintivos do primeiro cavaleiro: cor branca, coroa, vitória. Muito semelhante ao cavaleiro celeste de Apocalipse 19:11*

Então, vi o céu aberto:
era um cavalo branco,
e aquele que o monta se chama Fiel e Verdadeiro.
Ele julga e combate com justiça.

Então se reconhece nele o próprio Cristo, ou ainda o poder da mensagem evangélica ou mesmo uma personificação dos julgamentos divinos*.
Quanto a parte “Taking names” (‘Coletando nomes’), aqui nós temos uma provavel referência ao Livro da Vida. Escrito nele está o nome de todos aqueles que serão salvos, ele é citado diversas vezes em Apocalipse, mas vamos ver aqui sua aparição em Daniel 12:1 (não coincidentemente, essa passagem fala do apocalipse).

Naquele tempo se levantará
Mikael, o grande Príncipe,
ele que está junto dos filhos de seu povo.
Será um tempo de angústia,
como nunca houve desde que existe uma nação
até aquele tempo.
Naquele tempo, teu povo será salvo, todo aquele que estiver inscrito no Livro.

When the man comes around” (quando o homem chegar), “O homem” é um dos títulos/apelidos que Jesus recebe ao longo do novo testamento.

There’ll be a golden ladder reaching down” (‘haverá uma escada de ouro descendo do céu’), esse trecho é uma referência a passagem Gênesis 28:12

“Ele (Jacó) teve um sonho: eis que da terra se erguia uma escada cujo topo atingia o céu; anjos de deus subiam e desciam por ela.”

Detalhe que nessa parte da música, as notas do violão vão fazendo uma subida nas notas, representando uma escada mesmo. Muito da hora!
Essa estrofe basicamente diz o que Jesus fará quando chegar, como o nome da música diz.

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3º estrofe

The hairs on your arm will stand up
At the terror in each sip and in each sup
Will you partake of that last offered cup?
Or disappear into the potter’s ground
When the Man comes around

At the terror in each sip and in each sup” (‘no terror de cada gole e cada mordida’) provavelmente foi inspirado no capítulo 16 do livro Apocalipse:

“Então, ouvi uma voz forte, vinda do tempo, que dizia aos sete anjos: ide, e derramai pela terra as sete taças do furor de Deus”

Toda vez que uma taça é derramada, alguma catástrofe tem inicio (uma úlcera que atinge os homens, o mar vira sangue, etc…).

Will you partake of that last offered cup?” (‘Você tomará a última taça oferecida?’) me lembra João 18:11, veja:

“Mas Jesus disse a Pedro: ‘Torna a pôr tua espada na bainha! A taça que meu pai me deu, eu não a beberia?'”

Nas refeições judaicas, o pai enchia a taça de cada um dos convivas; daí a vocação que cada um recebe de Deus ser representada por uma taça: “Você beberá a taça oferecida por Deus?”*.

Or Disappear into the potter’s ground” (‘Ou disaparecerá na terra do oleiro?’) pode ter sido escrito baseada na citação do livro de Gênesis 3:19

“No suor do teu rosto comerás o pão, até voltares ao solo, pois dele foste tirado. Sim, és pó e ao pó voltarás”

Isto foi dito a Adão logo após ele ter sido expulso do Paraíso, dando a ideia de que somente os pecadores voltarão a ser pó. Os fieis, no entanto, tomarão a “taça oferecida por Deus” e serão salvos (viverão eternamente).

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4º estrofe

“Hear the trumpets, hear the pipers
One hundred million angels singing
Multitudes are marching to the big kettledrum
Voices calling, voices crying
Some are born and some are dying
It’s Alpha and Omega’s kingdom come”

Hear the trumpets, hear the pipers” (‘ouça as trombetas, ouça as flautas’) foi escrito com base nas trombetas dos anjos, no livro de apocalipse 8: 1-3.

“Quando ele abriu o sétimo selo, fez-se no céu um silêncio de meia hora… E vi os sete anjos que estão diante de Deus. Foram-lhes dados sete trombetas.”

As trombetas ainda tem a mesma função dos cálices: toda vez que uma delas é tocada, uma grande tragédia acontece. As flautas devem ser uma referência aos portões do céu, uma vez que elas geralmente estão ligadas ao abrir de portas dos castelos e coisas do tipo.

One hundred million angels singing” (‘milhões de anjos cantando’), em Apocalipse 5: 11-12, João (escritor do livro) diz:

“Então eu vi:
E ouvi a voz de anjos numerosos ao redor do trono, dos animais e dos anciãos.
Seu número era miríades de miríades e milhares de milhares.
Eles proclamavam, com voz forte:
É digno, o Cordeiro imolado,
De receber poder, riqueza, sabedoria,
força, honra glória e louvor”

Não consegui identificar nada conciso na parte do “Kattledrum” (caldeirão).

Voices calling, voices crying; some are born and some are dying” (‘Vozes clamam, vozes sofrem; alguns nascem e outros morrem’), isso ai é putaria generalizada, amigo. O Apocalipse chegou e agora só existem dois tipos de pessoas: aqueles que serão salvos (“Some are calling“,”some are born“) e aqueles que serão deixados de lado (“Some are crying“, “Some are dying“).

It’s Alpha and Omega’s kingdom come” (‘É a chegada do reino do Alfa e do Ômega’) , rapaz… O Johnny Cash cantando esse trecho arrepia qualquer um, muito foda! Aqui a referência é bem conhecida: Apocalipse 22:13, quando Jesus diz:

“Eu sou o Alfa e o Ômega,
o Primeiro e o Último,
o começo e o fim”

Quando eu era menor, achava que Alfa e Ômega significavam “Começo” e “Fim”, respectivamente, em latim. Depois de algum tempo descobri que Alfa (A) é a primeira letra do alfabeto grego, enquanto Ômega (Ω) é a última. Então é como se Jesus tivesse falado “Eu sou o A e o Z” (o inicio e o fim). Enquanto escrevia esse último paragrafo também percebi que a palavra alfabeto é uma união de alfa+beta, ou seja, todas as letras entre A e Ω.
Aqui, Johnny já está descrevendo a chegada do Reino de Deus à Terra. Por isso os impuros estão sendo levados embora e os fieis estão sendo exaltados.

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5º estrofe

And the whirlwind is in the thorn tree
The virgins are all trimming their wicks
The whirlwind is in the thorn tree
It’s hard for thee to kick against the pricks

And the whirlwind is in the thorn tree” (‘E o redemoinho está na arvore de espinhos’), essa frase na verdade está ligada a um sonho que o Johnny teve, onde a Rainha Elizabete II comparava ele a uma “Arvore de espinhos num redemoinho” (???), Johnny procurou essa frase na bíblia, mas só encontrou ela no livro sagrado dos Judeus.

The virgins are all trimming their wicks” (‘As virgens estão preparando suas mechas’), uma clara referência a Matheus 25 e a parábola das dez virgens, aqui vai um pequeno trecho:

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que tomaram suas lâmpadas e saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram insensatas e cinco, prudentes. Ao tomarem suas lâmpadas, as insensatas não tinham levado azeite, quanto às prudentes, elas tinham levado, junto com as lâmpadas, azeite em frascos.

A parábola conta a história de dez virgens que aguardavam seu esposo, cada uma com sua lâmpada. O marido demorou para chegar e a vela das insensatas apagou por falta de azeite, quando ele chegou só as sensatas ainda estavam lá, com as chamas acesas, porque as outras foram comprar azeite.

Enquanto elas iam comprá-lo, o esposo chegou; as que estavam entraram com ele na sala do festim nupcial, e a porta foi fechada. Finalmente chegaram por sua vez as outras virgens, e dizem: “Senhor, senhor, abre-nos!” Mas ele respondeu: “Em verdade, eu vos de claro: não vos conheço”. Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora

Não preciso nem dizer que a parábola fala da volta de Cristo, não é? Bom, se precisava, eu já falei.

It’s hard for thee to kick against the pricks” (É duro para ti recalcitrar contra os aguilhões). Em Atos dos apóstolos 26, Paulo conta sua história de conversão: ele era um grande perseguidor dos seguidores de Cristo, até que um dia, a caminho para Damasco, uma luz mais forte que a do sol apareceu e o envolveu, ele caiu por terra e ouviu, em hebraico:

“Saul, Saul, por que me persegues? É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão!” Eu respondi: “Quem és tu, Senhor?” O Senhor continuou: “Eu sou Jesus: é a mim que tu persegues! Mas põe-te em pé! Eis por que eu te apareci: Destinei-te para seres servo e testemunha da visão em que acabas de me ver, assim como das visões nas quais eu te aparecerei ainda.

Recalcitrar: replicar, transgredir, ir de contra;

Nesse trecho, a mensagem que o autor passa é: se prepare para o dia que Jesus voltar, não adianta ficar dando murro em ponta de faca ao continuar negando Cristo.

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6º Estrofe

Till Armageddon no shalam, no shalom
Then the father hen will call his chickens home
The wise man will bow down before the throne
And at His feet they’ll cast their golden crowns
When the Man comes around

Till Armageddon no shalam, no shalom” (‘Até o Armageddon, sem shalam, sem shalom’). “Shalam” e “Shalom” são duas palavras hebraicas que significam “paz”.Logo, não haverá paz até o Apocalipse.

Then the father hen will call his chickens home” (‘Então o pai chamará suas galinhas para casa’). Uma comparação entre Jesus e um fazendeiro, espero que sejamos as galinhas que botam ovos (por que diabos ele não usou “cordeiros” ao invés de “Galinhas”? Faria muito mais sentido).

The wise man will bow down before the throne” (‘O homem sábio se curvará diante do trono’), “And at His feet they’ll cast their golden crowns” (‘E sob os pés dele jogarão suas coroas’). Se refere à Apocalipse 4:10-11, confira:

os vinte e quatro anciãos se prostravam diante do que está sentado no trono, adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos
e depunham suas coroas diante do trono, dizendo:
Tu és digno, Senhor nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas; quiseste que elas existissem e foram criadas.

Esse foi o trecho mais rápido de escrever sobre, provavelmente porque os dois primeiros trechos não contem referências diretas à bíblia.

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7º estrofe

Whoever is unjust let him be unjust still
Whoever is righteous let him be righteous still
Whoever is filthy let him be filthy still
Listen to the words long written down
When the Man comes around

Uma transcrição quase direta de Apocalipse 22:11

Que o injusto continue a praticar a injustiça e que o impuro continue na impureza, mas que o justo continue a praticar a justiça e que o santo se santifique ainda mais

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9º estrofe

And the whirlwind is in the thorn tree
The virgins are all trimming their wicks
The whirlwind is in the thorn tree
It’s hard for thee to kick against the pricks
In measured hundred weight and penny pound
When the Man comes around.

In measured hundred weight and penny pound” (Como diabos se traduz isso?), não da pra traduzir, quanto mais interpretar direito. O que dá pra sacar é que ele fala de medidas, o que pode ser referência a muitas, muitas coisas… MAS, dado o contexto, podemos deduzir que a inspiração se encontra em Apocalipse 6: 5-6

Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal exclamar: Vem!
E eu vi: era um cavalo preto.
Quem o montava tinha uma balança na mão.
E ouvi como uma voz, no meio dos quatro animais, que dizia:
Uma medida de trigo por um denário e três medidas de cevada por um denário, quanto ao óleo e ao vinho, não toqueis neles.

Essa é a chegada do penúltimo cavalheiro do apocalipse, apelidado por nós como “Fome”.
E por fim…

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10º estrofe

And I heard a voice in the mid of the four beasts,
And I looked and behold: a pale horse.
And his name, that sat on him, was Death.
And Hell followed with him.

Essa parte foi transcrita diretamente de Apocalipse 6:7-8

Quando abriu o quarto selo, ouvi o quarto animal exclamar: Vem!
E eu vi: era um cavalo esverdeado.
Quem o montava chama-se “a Morte”,
e o Hades o acompanhava

“Hades” é o nome dado pelos gregos ao reino da morte (ou ainda, morada dos mortos)*.
É a chegada do último cavaleiro: Morte, também conhecida popularmente como “Peste”.

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Considerações

Então Johnny começa a música com a chegada do primeiro cavaleiro, diz que as pessoas devem se converter, descreve toda a situação da sociedade durante o Apocalipse, fala que evitar a conversão é evitar a salvação, profetiza que Deus virá atrás de nós e os sábios o acolherão, que a pessoa santa deverá continuar a agir corretamente e a pessoa malvada deverá continuar a agir erroneamente e termina com a chegada do último cavalheiro, no maior estilo “acabou o seu tempo”. Sinistro, não é?

Fontes

De onde foram tirados os trechos da música: Fonte 1, Fonte 2
Tradução: 1, a outra fonte é eu mesmo.
Trechos da bíblia e Comentários: Eu mesmo transcrevi todos, diretamente da bíblia de tradução ecumênica do meu Pai.
A bíblia de tradução ecumênica é toda feita com o intuito de facilitar o estudo de seu conteúdo, por isso conta com diversas anotações que falam de referências a outras passagens, traduções alternativas e interpretação de algumas falas. Todos os paragráfos que possuem o asterisco (*) tiveram sua informação retirada dessa bíblia.

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Perceba que na última linha da passagem (antes da linha divísoria) há um pequeno v. Na parte de anotações, logo abaixo da linha, o v. diz o comentário.

Você ponde encontrar outras dela aqui.

Bom,

acho que acabamos por aqui. Muito obrigado por ter lido o post que mais me deu trabalho até hoje (acho que nunca me dediquei tanto a um texto). Temos que parebenizar Johnny ela imensa sabedoria e conhecimento de sua religião, tenho certeza que sua alma agora está no paraiso de que ele tanto falava, que Deus o tenha.

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