5 motivos para assistir Jojo’s Bizarre Adventure

Compartilhar:

Autor

Jojo é um anime que já caiu no gosto do povo a um tempo, ele é bem famoso pois consegue agradar muita gente. Pode ser que isso tenha acontecido pela história legalzinha, por causa dos personagens, por que as lutas são maneiras, etc… A verdade é que a maioria das pessoas que assiste o anime e gosta, depois de um tempo não vai estar simplesmente gostando, mas sim amando tudo que ele envolve.
Antes de começar bem o post, gostaria de falar que Jojo tem muitas, mas MUITAS referências a bandas, álbuns, músicas, musicistas, etc… Por isso, não fique surpreso se ver “Crazy Diamond”, “Vanilla Ice” ou “Killer Queen” por ai, o autor é muito fã dessa cultura ocidental.
Mas isso não importa, o que faremos aqui é falar de 5 motivos para você, que ainda não perdeu seu tempo vendo esse anime, ir fazer isso agora mesmo.

1 – Traço

Começando com um ponto fortíssimo do anime (bom, nem sempre). O traço de Jojo muitas vezes impressiona até mesmo os fãs, a David Animation faz um trabalho espetacular no Blu-ray (que nem sempre reflete na versão da TV) que merece ser reconhecido.

Resultado de imagem para jojo killer queen gif
“Vou comer o cu de geral”

Muitas vezes, todo o sentimento da cena é traduzido na ilustração dela, o que passa muito bem a mensagem que deve chegar ao telespectador. Como é o caso da primeira aparição de alguns personagens ou de determinadas lutas.
Claro que, como o anime tem episódios semanais, é impossível ficar sem dar uma escapulida, o que nos fornece cenas como essa:

Resultado de imagem para jojo killer queen fail
Não da pra ganhar todas

Mas o que conta é a intenção, né?

Resultado de imagem para joseph joestar gif
Eu já tive que parar um episódio porque não conseguia parar de rir da animação de uma cena, sensacional

O traço do anime se baseia totalmente no estilo do mangá, o que gera um estilo diferenciado dos outros. Araki (autor da obra) era conhecido por desenhar pessoas excessivamente musculosas, o que acabou virando um grande meme entre os fãs, mas o que se mantém até hoje é sua afeição pelo estilo: nas primeiras partes, é comum que os personagens apareçam com roupas diferentes em cada dia ou situação. Isso acabou se perdendo com o tempo, o que sobrou hoje em dia foi o fato do visual deles sempre ser diferenciado.

Resultado de imagem para jojo manga comparison
Créditos para esse cidadão

2 – Lutas

Talvez o que mais atrai pessoas para Jojo, as lutas são (em sua maioria) bem pensadas e cheias de reviravoltas. Os personagens são muito inteligentes, o que permite que eles criem diversas armadilhas ou contra-ataques no calor do momento. É difícil algum poder novo aparecer do nada, pois geralmente os personagens conhecem bem suas habilidades e bolam estratégias geniais. Ou as vezes eles descobrem um novo jeito de usar seu poder, o que gera muitas possibilidades!

Resultado de imagem para jojo outsmarted you
“Sua inteligência pode ter ultrapassado a minha, mas eu ultrapassei a sua ultrapassada!”

Claro que algumas viradas podem parecer ridículas, mas outras te fazem pensar “eu teria morrido se estivesse no lugar desse personagem, ele é muito inteligente”.
Isso começa a acontecer mais a partir da parte 3, com a chega das stands, espíritos das pessoas que possuem poderes especiais. Assim, algumas delas como a Heaven’s Door (que precisa que a vítima olhe para um desenho feito pelo usuário, para poder hipnotizar ela) ou Seth (que, através da sombra do usuário, vai rejuvenescendo a vítima até que ela vire um alvo fácil) precisam de estratégias totalmente exclusivas e originais, diferente de Star Platinum (que simplesmente é forte pra caralho) ou Magician’s Red (que pode soltar fogo).

Resultado de imagem para jojo star platinum gif
Bom trabalho, Star Platinum!

Mas nem tudo se resume ao combate físico: algumas stands precisam ser combatidas de formas inusitadas, como uma partida de poker ou um duelo no videogame… Qualquer coisa pode acontecer!

3 – personagens

Os personagens de Jojo podem não ser bem aprofundados, receberem a devida atenção, receberem atenção excessiva ou serem mal aproveitados.
MAS, alguma coisa nesse Anime/Manga nos faz gostar muito deles, acredito que seja oCarisma dos personagens.

Resultado de imagem para Joseph Joestar gif

Na parte 1 e 2, onde temos menos personagens, os principais possuem motivações, histórias de fundo legais, um bom aproveitamento e devida atenção. Isso acaba se perdendo na parte 3, onde o “grupo principal” passa de três pessoas pra 6 personagens.
Mas até que todos do grupo possuem muitas falas, o que te permite reconhecer (ou inventar) a personalidade de cada um.
Acredito que nos apegamos aos personagens porque se mantém uma estrutura “somos um grupo de pessoas com um objetivo em comum e vamos viajar juntos até conclui-lo”, isso cria um ambiente de amizade e confiança entre eles que pode fazer o telespectador relembrar seu próprio circulo de amizades.

Imagem relacionada
Linguagem de sinais, fuck yeah!

Isso se mantém da parte 3 até a 6. Já na 7 e 8, temos a volta do grupo pequeno e personagens mais trabalhados.

Resultado de imagem para steel ball run funny
É muito difícil não se sentir cativado por personagens como Jonathan joestar e sua moral de justiça, Joseph com seu bom humor, Polnareff sendo aquele amigo viajado, Koichi e sua timidez, etc…

4 – universo

Todo mundo gostaria que lançassem um RPG de mesa oficial ambientado no universo de Jojo’s Bizarre Adventure. Isso porque ele é cheio de possibilidades para personagens e habilidades, o que pode gerar uma campanha muito divertida, já que dá pra fazer muita coisa!
Depois que você assiste/lê Jojo, é difícil não ficar pensando “o que eu faria se eu tivesse uma stand” ou “qual stand eu gostaria de ter”, e isso é maravilhoso.
Alias, é incrível como o autor consegue encaixar conceitos tão diferentes na história. Ele parece ser aquele tipo de pessoa que lê uma coisa, acha interessante e tem que falar dela em algum lugar. O que nos proporciona falas como “Eu não sou um estudioso de medicina, mas já ouvi falar que se você injetar mais de 10 cm³ de ar comprimido na veia de uma pessoa, ela pode ter a passagem de sangue bloqueada, levando à morte!”, que é uma coisa que todo mundo sabe.
Outra coisa é como o autor vai te introduzindo nesse mundo onde qualquer coisa pode acontecer, vai chegar um ponto onde você estará assistindo o protagonista lutar contra um besouro em um avião e vai ficar muito emocionado, torcendo por ele! Porque você simplesmente se acostumou com as bizarrices, afinal,  a criatividade do autor parece não ter limites.
Esse universo também poderia ser expandido para Livros e jogos (como tem sido feito). Agora vamos olhar algumas stands que seria muito bem-vindas em uma mesa de RPG (evitando spoilers, então não teremos stands de vilões):

Echoes

Resultado de imagem para Koichi Echoes GIF

A stand do adorável Koichi, que tem como principal habilidade “escrever efeitos”. Por exemplo, se ele escreve uma onomatopeia de buzina de caminhão no chão e você pisa em cima dela, o barulho é feito na hora. Mais adiante, ele desenvolve a habilidade de fazer a mesma coisa com palavras tipo “calor”, “choque” e “empurrar”. Por último, se torna uma stand capaz de lutar diretamente e de usar sua técnica especial, que torna qualquer coisa 5x mais pesada que o normal.
Imagine essas habilidades na mão de um jogador criativo? Pode-se criar centenas de armadilhas ou reviravoltas em combate!

Sticky Fingers

Resultado de imagem para Sticky Fingers jojo gif
Stand pertencente ao Bruno Bucciarati. Ela possui a habilidade de colocar zíper nas coisas, o que permite o desmonte deles ou até mesmo teleporte.
Por exemplo, se você coloca um zíper em torno do seu punho, e abrir ele, sua mão irá cair, porém nenhum sangramento ocorrerá, porque o zíper mantém uma ligação entre elas.
Assim, se você coloca um zíper muito grande em uma parede e um igual em outro lugar, pode usar eles como portas e se teleportar para o outro.
É muito versátil e pode ser utilizado em diversas ocasiões.

Enigma

Resultado de imagem para JoJo enigma gif
“Delet this”

Enigma é uma stand bem criativa: quando o usuário descobre o hábito que a pessoa tem ao sentir medo (por exemplo, piscar rápido, balançar os dedos rápido, etc..) ele consegue prender ela dentro de uma folha, também pode prender objetos dentro de folhas. Para que algo continue preso, ele precisa dobrar a folha, quando ela for aberta (por qualquer pessoa) o objeto/pessoa que está dentro será “solto”. Eu não vou nem falar na quantidade de estratégias que da pra pensar…

Talvez, algum dia, tenhamos um post levando as stands de jojo para algum sistema de rpg, um dia…

5 – Diversos gêneros

JoJo atualmente possui 8 partes, cada uma conta a história de pessoas diferentes, que estão ligadas pela linhagem sanguínea (a família Joestar). Isso é ótimo, por que o mangá já possui mais de 15 anos, então você não precisa começar do começo para entender tudo (claro que, se fizer isso, será melhor).

Resultado de imagem para Jojo intro gif
Essa divisão de partes também permite que o autor se re-invente a cada momento. Criando novos personagens, novas narrativas, novos conceitos, etc…
Você gosta de romances? Veja a parte 1! Gosta de aventuras épicas no estilo Indiana Jones? Assista a parte 2! Gosta de odisseias, pouco papo e muita porrada? Assista a parte 3! Gosta de mistério, drama e cotidiano? Assista a parte 4! Gosta de gangsters? Leia a parte 5! A lista continua… Mas acho que deu pra perceber a dificuldade de olhar para a obra como um todo e dizer “nah, não faz meu tipo”. Não importa qual seja o seu tipo, se você tem um, JoJo tem algo que você vai gostar.

Bônus – Feeling

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=k9rBP4MEEBU]

Jojo definitivamente não tem personagens tão bem aproveitados quanto deveriam ser, está cheio de plotholes, coisas sem sentido e potencial perdido. Mas algo consegue compensar tudo isso: o sentimento que a obra passa pra quem a consome.
Assista o vídeo acima, que é a ending 2 da parte 3 “Stardust Crusaders”. Ela, como é costume entre os animes, tem muitos spoilers, mas ele são passados de uma forma tão sutil que talvez você precise de alguém pra apontar eles.
Essa ending passa tanta tranquilidade…

Mas não só ela se destaca! Como já foi dito antes, o clima de amizade e companheirismo em Jojo está sempre presente, como podemos observar na abertura da parte 2 “Battle Tendency”:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=OpUbnLjexTc]

Na parte 4, Diamond is Unbreakable, temos uma história que, ao contrário das anteriores com suas viagens, se passa em uma pequena cidade do Japão. Pouco a pouco vamos conhecendo personalidades desse lugar e começamos a criar até um afeto por ela, como a opening ‘Breakdown’ nos mostra

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qvQA8WH2iPE]
(let the voice of love, take you higher ♫)

Claro que tentar passar tudo isso apenas através das aberturas e encerramentos é um esforço chulo, por isso eu digo:

ASSISTA JOJO’S BIZARRE ADVENTURE!


Você pode baixar os episódios em alta qualidade e legendas bem trabalhadas no site JoJo’s Bizarre Alliance! Sério, eles fazem até umas pesquisas pra saber qual a melhor palavra na legenda e esse  tipo de coisa, muito sinistro!
Eles já legendaram tudo até a parte 3, infelizmente anunciaram que não iriam legendar a parte 4 e algum tempo depois anunciaram que também iriam parar com a tradução do mangá. Mas o legado deles ainda está na ativa!

Por fim, deixo esse vídeo incrível do Mother’s Basement, onde ele explica muito bem o porque das pessoas amarem tanto Jojo’s Bizarre Adventure! (pelo visto, tem alguns spoilers, então veja por sua conta em risco!)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3PFagLd6Jh4]

https://thumbs.gfycat.com/GreedyGenuineBichonfrise-size_restricted.gif
Por hoje é só, rapaziada! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados