Devemos tirar as pessoas da caverna?

Compartilhar:

Autor

O mito da caverna, criado por Platão, é bem conhecido: imagine que três pessoas estão presas dentro de uma caverna, viradas para o lado de dentro, e só podem ficar sentadas, olhando pra frente. Muito atrás deles existe uma fogueira, coisas que passam entre eles e a fogueira acabam gerando sombras na parede da caverna. Assim, aqueles que estão presos dentro dela tem como seu mundo apenas as sombras da parede e as pessoas que estão do seu lado.
Ai uma pessoa, que vive fora da caverna e, por tanto, sabe de toda a verdade, consegue libertar um dos prisioneiros e mostra-lhe o mundo. Atordoado, o homem volta para a caverna e conta para seus companheiros sobre tudo o que viu, no entanto, nenhum deles acredita no ex-prisioneiro, pois para eles tais coisas são inimagináveis.

Os acordos de paz entre Coreia do Norte e Coreia do Sul tem avançado muito ultimamente, inclusive com um gesto impressionante: os líderes de cada país atravessando a fronteira, juntos.
Lindo  ato, fica pra história ou pro facebook com a legenda “fé na humanidade restaurada!”. Até ai tudo ótimo, mas… uma coisa ainda me preocupa muito…

A Coreia do Norte é um país, que vive numa ditadura a mais de 30 anos. De vez em quando sai uma notícia de alguma coisa maluca que eles fizeram, como anunciar que encontraram um unicórnio ou sentenciar à morte o tio do ditador, porque ele dormiu em uma reunião, e então jogar seu corpo aos cães. O documentário “The Propaganda Game” no entanto, nos revela que muitas dessas notícias são falsas ou não passam de rumores, criados por pessoas que fugiram da Coreia do Norte ou por falta de informação mesmo. Mas ao mesmo tempo ele também nos revela uma verdade muito mais assustadora sobre essa Coreia: a situação do país possui muitas semelhanças com a política da Oceania, do livro 1984.

A manipulação exercida pelo governo na população é algo muito assustador: já na creche, são ensinadas músicas de adoração ao Ditador, que é tratado como um Deus; Os cidadãos acreditam que a Coreia do Sul e o EUA começaram a guerra (foi a Coreia do Norte) e que eles são extremamente malvados comedores de bebê; os habitantes estão totalmente OK com leis absurdas como a do corte de cabelo, e dizem que na verdade nem é tão ruim assim. Sabe aquele tio do ditador? Ele só foi morto, não existe confirmação de seu corpo ter sido atirado aos cães… Hey pessoal, ouviram isso? Ele foi assassinado!
A população da Coreia do Norte vive em uma caverna: tudo que eles sabem é apenas uma sombra da verdade, algo manipulado. Mas eles são pessoas felizes. Por isso a questão: devemos tirar eles da caverna? Ou deixar eles por conta própria seria a melhor opção?

Podemos até mesmo pensar em outro cenário: uma população que vive com tecnologia equivalente ao período pré-histórico. Seria correto introduzir nossas tecnologias nessa sociedade? Quais efeitos poderíamos esperar?

O Nova, personagem da marvel, tem uma história onde ele vai conversar com o vigia, e este “conta” uma história que é relacionada a essa discussão, confira abaixo:

 

Leu? Ela conta uma história sobre seres com conhecimentos superiores, que tentaram ajudar uma raça pouca avançada… Mas ela não estava pronta.

Não estou querendo nos comparar à seres extremamente avançados como os Vigias, mas as revelações que podemos trazer para outros povos podem ser realmente perigosas para eles.
É essencial lutar contra uma ditadura, mas fazer isso de forma errada pode acabar criando um vácuo no poder, que vai ser preenchido por revolucionários que, mais tarde, se tornarão ditadores tão ou mais cruéis que o anterior.

Não chegamos a uma conclusão aqui, o objetivo do texto é apenas te fazer refletir sobre esse tema tão complicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados