Ink, uma linguagem voltada a jogos de texto

Compartilhar:

Autor

Ink é uma linguagem de programação open-source, desenvolvida pela Inkle Studios. Eles também desenvolveram Inky, um editor voltado para essa linguagem.

Ink chega com a promessa de facilitar a criação de jogos baseados em textos, ou seja: chega daqueles milhares de printf’s, system.out.print ou console.log. Aqui basta escrever o que você quer exibir, sem palavras chaves antes. Seu principal charme começa na criação de escolhas, onde permite que o jogador selecione uma das opções que vai alterar a história.

Pra quem não entendeu, jogos baseados principalmente em textos (e geralmente em variáveis, consequência), são aqueles mais ou menos assim:

“Acho que você é culpado”, disse o policial, com um olhar suspeito.

opções:
está achando errado
então prove
talvez eu seja

-> Está achando errado

O policial se voltou para o colega que estava examinando as provas do crime…

Claro que isso resultará em um fluxograma enorme de possibilidades e consequências, então ela permite que ‘nós’ sejam criados para proporcionar uma organização melhor do código.

ink-1
Olha ai… Massa…

Ink, na verdade, oferece tudo que você precisa para um jogo “baseado em texto”: variáveis que vão calcular se uma opção irá aparecer ou qual resultado ela terá (por exemplo: se jogador foi gente boa durante todo o percurso, o executor terá pena dele no final), loops para que o jogador possa perguntar tudo que quer ou só pular o diálogo, operações lógicas que servem pra… Uma caralhada de coisas…

Então dá pra perceber que, apesar de ser uma linguagem simples, ela é muito poderosa. (Simples, mas poderosa – o slogan de 67% das linguagens de programação).

Uma das maiores utilidades do editor é a função de exportar para a web imediatamente, o que permite que você teste seu jogo rapidamente e possua uma forma simples de distribuir ele, já que o Inky irá gerar uma página como esta.

Claro que nem tudo é só texto. Para a integração com imagens, utilize o plugin de unity desenvolvido pela Inkle Studio.

A linguagem é recente e, apesar de alguns jogos que utilizam ela já terem sido lançados, é pouco conhecida. Então a Inkle Studios estará realizando, em agosto, a ink jam.
Pra quem não sabe, uma game jam é basicamente uma competição onde desenvolvedores tem pouco tempo (1 semana, 3 dias, uma madrugada, etc…) para desenvolver um jogo com aspectos específicos, sendo que estes só são divulgados no início da jam.
Quanto à ink jam, uma coisa é certa: os competidores terão que utilizar a linguagem Ink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados