“Como sobrevivi à 11 anos de desenvolvimentos de jogos sem lançar um sucesso”

Compartilhar:

Autor

Em sua palestra para a GDC 2016 (game developer conference – conferência de desenvolvedores de jogos, em uma tradução livre), Jake Birkett explica como sobreviveu à 11 anos de desenvolvimento independente de jogos sem lançar um único sucesso.

Jake sempre gostou da ideia de desenvolver jogos. Um dia resolveu sair do seu emprego para tentar sustentar sua família (esposa e uma criança) apenas com o dinheiro de jogos.
Jogos que iriam demorar muito para serem feitos, jogos simples mas efetivos, a importância de investir no visual do jogo, contratos, contatos, problemas de saúde, mais filhos… Tudo isso foi sendo acumulado durante seus anos de esforço, o que leva a uma palestra muito interessante.

Recomendo que você assista a palestra, já que o cara fala muito bem e de forma que prende sua atenção (sem se esforçar pra isso). Mas se você não gosta de vídeos, aqui vai um resumo das dicas dele (não necessariamente com as mesmas palavras):

Se destruir não vai fazer você dar certo

Todo mundo sabe como a vida é cruel e tudo mais. Bom, isso inclui o mercado de jogos.
Não é porque você passou 5 meses da sua vida só focando no seu jogo e comendo cup noodles pra economizar dinheiro que ele vai ser um sucesso, será um dos mais aclamados e tudo vai acabar bem depois. É preciso ser racionalista e tentar entender o que vai atrair as pessoas, o que vai vender o jogo, etc…. É preciso um bom jogo, contatos e, claro, sorte.

Comece simples

Não vá adentrar no mundo do desenvolvimento de jogos tentando fazer um GTA Brasileiro (cof cof), por favor. É importante que você dê os primeiros passos devagar, sempre tentando absorver o máximo que puder com cada experiência.
Também não precisa já chegar fazendo música própria, pagando artistas e tudo mais. Cara, é seu primeiro jogo. Claro, se você tiver dinheiro disponível pra isso, vá em frente, mas não é algo que eu aconselho.

Para fazer meu primeiro jogo, usei imagens gratuitas, artes gratuitas, músicas gratuitas e até a fonte Comic Sans

No caso do palestrante, ele observou um jogo que gostava muito (Bejeweled) e resolveu fazer sua própria versão, mas com jogos e prostitutas um tema natalino, e economizou muito nele.
Apesar de vender umas poucas unidades até hoje, ele foi considerado um fracasso pelo seu criador, já que demorou 250 horas pra fazer e rendeu apenas $ 6,5/hora (até agora).

Saiba como vender seu peixe

Talvez uma dica universal, mas é sempre bom relembrar: entenda qual o melhor momento para lançar seu produto, como fazer ele chamar atenção, etc…
São coisas simples como: lançar seu jogo temático de natal próximo ao 25 de dezembro, colocar “GOLD” no título (aparentemente, as pessoas adoram ouro), níveis extras, uptades simples, mas constantes, etc…

each of these spikes is christimas
“Eu acho que o jogo foi bem. Cada um desses picos é um natal”

Não faça contatos, faça amigos

Ao contrário do mercado de softwares, nós, indies, não somos competitivos

Brikett deixa clara a importância de dar dicas, fazer tutoriais e, principalmente, ajudar os outros. Segundo o mesmo, tudo isso volta pra você depois e pode ser vital para seu sucesso. Portanto, é importante que você participe de game jams, vá em conferências, até interagir pelo discord ou twitter vale a pena, o importante é estar disposto ajudar as pessoas e fazer amigos!

Entenda a importância da “cauda longa”

A maioria dos jogos de Jake ainda vende algumas unidades hoje em dia, mesmo tendo vendido muito mais no passado. O nome desse feito é cauda longa e permite que, daqui uns 7 anos, continue recebendo dinheiro de um jogo que será lançado no final de 2018.

Ele é vital para a sua carreira como desenvolvedor, pois vai te fornecer recursos enquanto você desenvolve outro jogo (ou seja: é um ativo).


 

Como eu disse antes, recomendo fortemente que você assista a palestra:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JmwbYl6f11c&w=560&h=315]

Se você gosta desse assunto, talvez se interesse em ler…

A identidade de um jogo e o excesso de violência

Formas de ganhar dinheiro em jogos bem e mal aplicadas

• Tutorial de Pixel Art I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados