Links do 7º dia | #01

Compartilhar:

Autor

 Boa tarde, bom sábado. Como foi a sua semana?

É mais um exemplo de como a mídia atual se desconectou da comunidade. Quer coisa assim, vai ler fórum, guias no Steam ou Youtubers especializados. Lá é que se colabora, pensa e cria; na imprensa o foco é o hype. Não há interesse em educar o público, e nem o leitor cobra por educação.

Raramente fazem sequer o básico e mostram links interessantes da semana, como fazia o Gamesfoda e faz o RPS lá fora. Reclamam que o público não prestigia conteúdo de qualidade, mas eles próprios também não promovem.

[Texto de Felipe Pepe, vamos falar mais dele na frente]

Nesse novo bloco do in-senso, vamos postar, todo sábado, aqui no blog e no twitter, links para textos , vídeos, podcasts e até álbuns, que sejam interessantes, engraçados, informativos, intrigantes, etc…

Essa ideia surgiu da nossa necessidade de espalhar os artigos incríveis que lemos em site como Gamasutra, Nexo Jornal e Medium, sem  deixar de falar dos vídeos e podcasts que merecem uma atenção especial. Também vamos postar o “álbum da semana”, e “música da semana” sempre pra você ter algo novo pra ouvir (ou lembrar de re-ouvir).

As capas são da minha pasta de wallpaper.

Vamos para as recomendações!

Para ler

Para que (e a quem) serve o atual jornalismo de games brasileiro?

Um artigo de Felipe Pepe sobre como a mídia de jogos no Brasil é falha em reconhecer seu próprio público. É fácil de reparar isso ao ver os grandes portais: diversas notícias sobre o novo jogo AAA para o PS4, o novo controle para o XONE, que jogos comprar para o Switch, etc… Mas quantas pessoas, até mesmo dentro da comunidade “gamer”, tem dinheiro para adquirir qualquer uma dessas coisas citadas? Velho, um nintendo switch é 2 salários mínimos.
Ele fala como podemos reverter essa situação e como a publicação de tutoriais e traduções, junto de um reconhecimento dos produtos brasileiros (como a série de jogos Momodora ou o mod brutal doom).

De Anitta a Caetano, quais artistas têm letras mais parecidas?

O jornal Nexo uniu mais de 10.000 letras de músicas de artistas diferentes para criar um banco de dados que demonstra quantas palavras totais e quantas palavras únicas determinado artista brasileiro utilizou, você também pode conferir o quão distante está um artista e outro e de qual gênero ele se aproxima mais. É muito interessante descobrir que Engenheiros do Hawaii está próximo de Biquíni Cavadão e que o Wesley safadão utilizou mais palavras – mas menos palavras únicas – do que Chico Buarque.

O tempo morto na hipertelevisão

Entenda como a TV consegue se desdobrar para ainda fazer parte da sua rotina, mesmo no mundo ultrarrápido de hoje.

Could Red Dead Redemption 2 and Fortnite be Trojan Horses?

Nesse pequeno texto, o autor reflete sobre a tendência de mais plataformas de vendas de jogos serem criadas a partir de agora, os lados positivos e negativos disso.

Para assistir

O ritmo secreto por trás de “Videotape” do Radiohead

Entenda o que é síncope em uma música, através de um exemplo muito sutil, e quase secreto, que é “Videotape” da Radiohead.

A história da “morte” de Roger Waters

O canal antídoto te prova, através de evidências deixadas nas músicas pela própria banda, que Roger Waters morreu um pouco antes do lançamento de Dark side of the moon.

E no in-senso?

Posts da semana

“Como sobrevivi a onze anos de desenvolvimento de jogos sem lançar nenhum sucesso”

Em sua palestra para a GDC 2016 (game developer conference – conferência de desenvolvedores de jogos, em uma tradução livre), Jake Birkett explica como sobreviveu à 11 anos de desenvolvimento independente de jogos sem lançar um único sucesso.

In-senso 07 | Comediantes, e depois?

Como discutíamos comédia no In-senso 05, demos continuação a isso, acrescentando tópicos como vídeos virais, mais stand up, programas de TV e nossa necessidade de contar piadas e bancar os engraçadões.

Recomendação da Semana

O que podemos aprender com o Neo? Digo, com o Keanu Reeves

Aleksander Kieski descreve brevemente a história de Keanu Reeves, o que fez a sua vida ir ladeira à baixo e como ele está lidando com isso – e, claro, o que dá pra aprender com toda essa situação.

Para ouvir

Música

Childish Gambino – Feels Like Summer

A mais nova música de Childish Gambino. Traz uma vibe que relembra o lo-fi hip hop, com uma boa ambientação junta de um ritmo “lento” e agradável. A letra fala do aquecimento global e da poluição, mas ela ganhou os holofotes foi por causa do clipe, uma animação em que Donald Glover caminha pelas ruas e passa por diversas figuras carimbadas do rap/hip-hop.

Álbum da semana

Jungle – For ever

Jungle retorna com um segundo álbum de estúdio, trazendo uma nova roupagem, mas não ousando a ponto de assustar os fãs mais conservadores. Mesmo que possa soar “mais do mesmo”, ainda é funk/soul e eletrônica, é Jungle!

Podcast

Braincast 109 – Aplicativos e Hacks de Produtividade

Gosto muito desse episódio porque é simplesmente uma coleção de recomendação de aplicativos, softwares e hábitos que podem te ajudar muito no dia a dia.

No Braincast 109, conversamos sobre ferramentas e hacks que colaboram na organização da nossa vida, seja pessoal ou profissional. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Alexandre Maron e Cris Dias destacam seus aplicativos e práticas favoritas para melhorar a produtividade.

Para conhecer

Valente

Com uma sonoridade sensível e amena, Valente é uma banda gaúcha do que pode se chamar de rock alternativo. Imagine-se em um correndo em uma estrada deserta em uma manhã nublada e ouça “36 horas”.


 

Essas foram as recomendações dessa semana! Algumas partiram de mim, outras do Danrley.

Se gostou de alguma coisa, compartilhe com outras pessoas ou comente aqui. Vamos tentar dar um foco nesses assuntos que as pessoas dão atenção. Podemos escrever nosso próprio post sobre o assunto ou traduzir algo que está em inglês, por exemplo.

Bom, isso é tudo por hoje. Vejo você na segunda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados