Boa tarde, bom sábado. Como foi a sua semana?
Essa foi uma semana muito especial para o in-senso! Agora o nosso podcast está disponível em mais umas 7 plataformas, dentre elas o spotify! Se você tiver uma conta lá, seja premium ou grátis, não esqueça de dar uma passada na nossa seção e se inscrever!
Enfim, com o 2 turno se aproximando, eu (ArthurSM) resolvi fazer minhas recomendações mais voltadas para algo político, mas não se preocupe – na semana que vem, um dia antes do 2º turno, tudo vai estar de volta ao normal.
Para ler
Fake news nas eleições?: Uma semana dentro de 272 grupos políticos no WhatsApp, mostra um Brasil dividido e movido a notícias falsas
Uma reportagem incrível da BBC sobre as fake news, como elas se espalham e afetam as pessoas. Eles utilizam um software desenvolvido aqui no Brasil para procurar pela internet o maior número possível de links para entrar em grupos de whatsapp com teor político (tanto de esquerda quanto de direita). Uma coisa que eu gostei muito é eles irem conversar no privado com alguém que encaminhou alguma notícia falsa pro grupo, mostrarem que tá errado e perguntar o porque da pessoa ter encaminhado sem checar (a maioria diz que só manda mesmo, quase como um reflexo). Inclusive, áudios suficientes foram ouvidos para até identificar um padrão entre eles. Enfim, leiam.
O fiador | A trajetória e as polêmicas do economista Paulo Guedes, o ultraliberal que se casou por conveniência com Jair Bolsonaro
Não é de hoje que eu tenho uma certa admiração por essa revista (começou depois que o Ano-zero analisou a capa de uma edição sobre o Alexandre de Moraes), mesmo sem ter coragem de ler um daqueles imensos artigos ou reportagens. Enfim, por recomendação do Chico Barney (olha só) e por ter baixado o Pocket recentemente, resolvi dar uma conferida nesse artigo sobre Paulo Guedes (aquela entonação), economista que está num casamento com Bolsonaro, como o mesmo diz.
“Ah, mas ele xinga isso, xinga aquilo… Amansa o cara!” Pergunto se é possível amansar Bolsonaro. “Acho que sim, já é outro animal.”
– Paulo Guedes
É um texto enorme que parece ter sido escrito pelo próprio Guedes – tamanha a quantidade de informação e de histórias. É uma grande entrevista que não se limita apenas a esse economista, mas diversos outros que passaram pela vida do mesmo. Temos uma explicação da carreira de Paulo, suas relação com o governo, com a academia e o mercado, como interage com Bolsonaro, o que gosta e o que não gosta quanto as opiniões do candidato e, sobretudo, no que esse economista acredita.
É a coisa mais completa sobre as eleições de 2018 que eu já tive o prazer de consumir.
The new Venezuela? Brazil populist Bolsonaro’s scare tactic gains traction
Uma análise cheia de entrevistas com especialistas sobre como a crise da Venezuela é usada por ambos os lados da política Brasileira para se promover.
Brazil is shaping up for a unique kind of financial crisis
Uma análise da crise que afeta o Brasil e como ela pode piorar ainda mais, por motivos que a difere de outras crises de outras épocas e países – um excesso de gastos por parte do governo. Isso tudo contribui para torná-la mais difícil de prever aos olhos dos economistas.
Para assistir
Eleições 2018: Os desafios de Bolsonaro e Haddad na batalha pelo Nordeste
Descobri a um tempo atrás o canal da BBC Brasil. Nesse vídeo, a apresentadora (brasileira!!) explica o cenário atual do 2º turno, a importância do nordeste para ambos os candidatos e outras dificuldades que cada um enfrenta.
Por que a Argentina está entre as 5 economias mais frágeis do mundo
Outro vídeo da BBC Brasil. Nesse eles explicam as dificuldades da Argentina (que não são de hoje), como eles chegaram a esse ponto e o que podem fazer para sair dessa (porque o Brasil não está na mesma situação).
Highlander
É, eu sei, filme antigo que a maioria das pessoas já deve ter assistido. Bem, eu nunca assisti, mesmo com as recomendações do meu pai. O que me fez ir atrás foi a trilha sonora do Queen que meu deus do céu… Enfim, o filme é ótimo, bem construído, tem personagens legais e uma história cativante (e trilha sonora do Queen). Vá assistir e lembre-se: THERE CAN BE ONLY ONE!
Para jogar
Tahira’s Tower
Tahira’s Tower é um jogo de puzzle que roda no navegador mesmo (itch.io, né). Ele foi criado por Tom Hermans com uma grande maestria. Vale a pena dar uma olhada e se deixar levar pelos quebra-cabeças que parecem não ter solução, mas te surpreendem no final!
E no in-senso?
Posts da semana
Como o estoicismo se tornou vital para a sociedade
Todo mundo conhece o tal papo da sociedade de consumo, aquela conversa de que vivemos de exageros e da necessidade constante de prazer. Pois é, acho que foi dai que surgiu a nossa cultura de querer estar sempre na melhor situação possível, sempre aproveitando a vida, como todos os milionários fazem por ai.
Tristeza? Não, obrigado. Estou muito ocupado andando de Iate e tomando meu Whisky (ou imaginando que faço isso enquanto sento na janela de um ônibus lotado).
Drops 05 | Amor
O amor invadiu o podcast In-senso, não me pergunte como, não me pergunte o motivo, não me pergunte nada, tenho andado triste por esses dias, então provavelmente não iria lhe responder bem, mas o amor está no ar.
Recomendação da Semana
Holy Land – Um álbum “glorioso”
@aleksanderkieski faz uma análise incrível do, mais incrível ainda, álbum Holy Land da banda Angra. Ele explica como cada música se conecta com o tema do Brasil Colonial e comenta também a melodia em si.
“Holy Land” é o segundo LP da banda lançado em 1996, é um álbum conceitual cuja temática é o período das Grandes Explorações e o Brasil no ano de 1500 (como referencia o nome do álbum e a capa), no total, o álbum possui 10 faixas e uma duração de 54:41 minutos (além das 10 faixas uma décima primeira foi lançada como bônus no Japão), o álbum levou a banda a fazer shows em vários países da Europa, como Itália, França e Grécia e também levou a banda a sua primeira turnê no Japão.
O álbum recebeu Disco de Ouro no Japão pelas mais de 100 mil copias vendidas.
Até hoje esse álbum é citado por muitos como um dos melhores e mais criativos no âmbito do power metal, por conta da presença de muitas influências da música brasileira nos arranjos.
Para ouvir
Música
We Have Heaven – Yes, Fragile
Uma música que pode não ser a favorita de alguns fãs do Yes, mas definitivamente tem seu valor. Ela é experimental de um jeito diferente, usando diversas camadas de voz com frases que se repetem constantemente e um violão de fundo que é top, o que provém uma sensação única.
Álbum da semana
Harry Styles, Harry Styles
(É, eu sei, nome terrível) O ex-membro do One Direction lança seu primeiro álbum single e, meu amigo, que álbum. Mesclando rock alternativo com indie (e tendo uma boa parte de suas músicas acústicas), o álbum cria uma ambientação interessante e tranquila. As músicas são bem fortes e transmitem as emoções muito bem, vale a pena dar uma ouvia!
Podcast
Braincast 288 – Escola vs. Fake News
A galera do Braincast se juntou pra criar um podcast fenomenal sobre os efeitos de uma boa educação na sociedade e como as fake news evoluíram, afetando até você que está lendo isso (já que sempre pensamos que os outros compartilham desinformação, não a gente).
A sociedade contemporânea encara hoje o enorme perigo da desinformação com maior intensidade. Graças às redes sociais, as pessoas estão mais suscetíveis às fake news em seu cotidiano, sendo levadas a acreditar em todo o tipo de absurdo sob a crença básica e falsa de que “a internet carrega a verdade”. A situação fica ainda mais complicada, porém, para as novas gerações, que não tiveram acesso completo a uma educação completa – e, portanto, a formas de verificar e distinguir o que é falso e verdadeiro – antes de mergulhar neste mundo caótico que vivemos. O que fazer para resolver esta situação.
Artista para conhecer: Salvador Dalí
Esses dias, o in-senso se reuniu no QG e, durante o café, conversamos sobre coisas aleatórias até chegarmos no tópico de arte. E, tal como Zé Ramalho é reconhecido por todos nós como um grande artista, Salvador Dalí também atrai a atenção de nós 3. Suas pinturas surrealistas são famosas até hoje – e com razão. Ele utiliza conceitos abstratos para representar dilemas da vida real.
“Ele é tão surrealista que foi expulso do movimento surrealista”
– Sooretama
Caso tenha se interessado (ou até ido atrás) de algo citado aqui, compartilhe ou comente, ficaremos muito feliz em saber que fomos útil!
Sessão encerrada, até segunda.