Juventude Tóxica: Causas e Consequências

Compartilhar:

Autor


Capa: Billie Eilish (essa desgr…)


A juventude tóxica é um dos mais graves problemas sociais da atualidade, pois além de devastar os próprios jovens, compromete o equilíbrio da sociedade em seus diversos elementos, incluindo até mesmo a ética, afetando gravemente também a economia e a sociedade. Dessa forma, toda vez que ouvimos uma reclamação no Twitter, temos aí uma prática tóxica da juventude, que também pode ser chamado de “tédioweet”.

Causas da toxicidade

A toxicidade do jovem, embora seja uma ação antrópica (humana), não é feita por acaso. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, entre os quais, podemos mencionar:

a) Expansão social: o avanço das áreas populosas provoca o avanço das atividades jovens sobre o meio social, fazendo com que grupos inteiros que preservavam as tradições sejam substituídas pela galera do slackline, artistas indie ou lacradores à espera de valorização pessoal.
b) Atividade extra-curricular: a prática de ações de um menor de idade, que não sejam estudar, também é um dos grandes fatores responsáveis pelo câncer que estão causando, pois áreas de estudo são devastadas para a instalação de atividades que não agregam em nada ao saber do aluno.
c) Maior demanda por sexo: há, no mundo, um aumento exagerado da libido coletiva, com uma maior procura por parceiros e, consequentemente, por relações sexuais. Assim, os bens oferecidos pelo sexo são explorados cada vez mais intensamente, provocando a criação de toda uma cultura em cima disso.
d) Exploração das drogas: com o incremento das drogas ilicitas tanto no Brasil como no mundo, as áreas verdes (para não dizer biqueiras) localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos são multiplicadas, e agora enfim é legal usar drogas.
e) Aumento da solidão: acidental ou intencional, a solidão juvenil vem se alastrando, com frequentes notícias a respeito surgindo nos jornais e revistas. Em tempos de depressão, o jovem torna-se mais ativo nas redes sociais, o que pode levar a duas situações: ou é ignorado o que aumenta ainda mais sua sensação de solidão, ou começa a ler e ouvir relatos de pessoas em seu círculo que estão passando por momentos ruins, o que pode provocar uma verdadeira catástrofe.

Resultado de imagem para jovem solitário


Consequências

São várias as consequências e impactos gerados, haja vista que a intervenção do jovem sobre o meio social fatalmente acarreta desequilíbrios. Dentre tais problemas, podemos citar:
a) Perda da tradicionalidade: com a destruição dos costumes, o tradicionalismo que temos em nossas cidades torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de bons valores preservados com o tempo e até mesmo a extinção de padrões antigos, aqueles que são considerados “ultrapassados” pelos jovens.
b) Devassidão dos povos: sem o pudor, a integridade de muitas pessoas fica desprotegida, sendo facilmente impactado pela ação da jovens depravados, tais como atos sexuais explícitos em público, além de outros eventos. Com a consequente devassidão, ocorre a perda da moral.
c) Extinção da empatia: a remoção do zelo com o próximo provoca a destruição, em alguns casos, de pessoas que precisam de atenção. Além disso, pessoas que têm tendências depressivas são afetadas pelo descaso de gente que acha que tem mais problemas, o que provoca o seu enfraquecimento.

Ok, talvez tenha percebido, ou não, mas esse texto é uma paródia do artigo sobre desmatamento da Escola Kids. Eu nunca vou conseguir dissertar sobre um assunto de forma séria, porque eu mesmo não consigo me levar a sério.
Talvez não consiga explicar com minhas próprias palavras como isso é ruim, mas… por que padrões comportamentais tão ruins têm sido adotados de forma cega, a ponto de hoje identificarmos uma geração inteira com tais comportamentos?
Eu não vou te responder, o violão do Luis quebrou e isso me deixou sensível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados