Team Fortress 2 – o jogo que tem se recusado a morrer

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The game can’t just catch a break, huh? from r/tf2

    Lançado lá em 2007 pela Valve, Team Fortress 2 foi o resultado de 20 anos de trabalho duro. É um jogo multiplayer com 9 classes que o jogador pode escolher durante a partida (e mudar a qualquer momento), cada um tem suas armas características e opcionais (que o jogador pode mudar a qualquer momento). Hoje, 13 anos depois, ele se tornou gratuito e continua sendo um dos jogos com mais players simultâneos da Steam, diversos modos de customização foram adicionados e a comunidade é absurda de enorme, transbordando não só com pessoas que tem ideias de armas, mapas, roupas e efeitos, mas também em pessoas capaz de por essas ideias no jogo. A playerbase de Team Fortress 2, mais de 10 anos depois de seu lançamento, é o que muitos jogos de multiplayer não conseguem nem chegar perto durante o lançamento.

    “Como?”, você me pergunta. Bem, existem várias respostas para isso. É preciso considerar que esse jogo é, e eu não estou exagerando aqui, uma obra-prima. A combinação da engine Source com um sistema de classes variadas e, obviamente, 20 anos de trabalho, resultou em um jogo cheio de possibilidades, personagens carismáticos, um mercado forte e mecânicas construídas em cima de coisas simples. Pular e atirar para baixo/para o lado é basicamente o conteúdo de inúmeros vídeos que almejam ensinar aos jogadores como fazer o Rocket Jump. Também é preciso falar que, durante um bom tempo, o jogo foi constantemente atualizado com novos itens, balanceamentos no gameplay e atualizações nos arquivos de localização do jogo.

     Perceberam que eu falei “por um bom tempo”? É, eu falei isso porque esses tempos realmente ficaram no passado. A média era de 3 uptades por ano, mas desde 2017 não temos um “major uptade” (uptades grandes e recheados de conteúdos). Mesmo os pacotes de conteúdos, uptades pequenos que apenas adicionam algumas roupas novas, não chegam desde o Halloween do ano passado. Pode não parecer muita coisa, mas para um jogo multiplayer… Parece uma eternidade.
    É preciso considerar também que, como dito anteriormente, o jogo já tem 13 anos. É compreensível que os desenvolvedores da Valve não tenham tanta vontade de trabalhar nele, principalmente quando eles tem a opção de trabalhar em projetos incríveis como Half-Life: Alyx.

    Sendo assim, o que temos é uma comunidade enorme e cheia de energia jogando algo que não recebe mais tanta atenção da sua desenvolvedora. Muita gente AMA esse jogo. EU amo esse jogo. E por isso todo mundo tem medo desse “fantasma” que é a morte do jogo. O medo é: com a falta de atualizações oficiais, as pessoas vão ir parando de jogar aos poucos, e isso pode fazer o lucro diminuir até que a Valve não ache mais interessante prestar suporte ao jogo e simplesmente feche os servidores. É claro que ninguém quer ver isso acontecer, e por isso as pessoas tem feito um esforço hercúleo para tentar manter o interesse no jogo vivo. Alguns dos projetos mais proeminentes são: Creators.tf (servidores da comunidade que tem uptades e eventos exclusivos), Potato.tf (servidores da comunidade para o modo de jogo co-op MVM, com a possibilidade de receber medalhas dentro do jogo) e rgl.gg (modo competitivo, com regras e campeonatos gerenciados pela comunidade).

13 years in, our community still does a better job than a multi-billion dollar company. from r/tf2

    Um outro aspecto interessante de se mencionar é o previamente citado “mercado forte” do jogo. Com base em itens e suas versões variadas, com raridades diferentes, o jogo tem um mercado comunitário muito consistente, com alguns chapéus valendo centenas de reais. Isso, é claro, atraiu a atenção de muita gente, inclusive de pessoas com capacidade de criar bots que ficam nos servidores farmando itens que podem ser convertidos na “moeda base” do jogo (metal refinado). Esses bots, por sua vez, aumentaram muito a oferta de metal refinado, o que causou uma inflação e por aí vai…

    Mas se esse fosse único problema pelo qual o jogo passa, estaria tudo tranquilo. Fato é que, em menos de 1 ano, Team Fortress 2 vem passando por uma série de eventos ruins, uma verdadeira prova de fogo para a comunidade. Vou citar alguns aqui, em ordem cronológica.

Grande depressão dos unusuals (Julho/19)

    2019 foi o primeiro ano em que TF2 não recebeu nenhum uptade (major ou de conteúdo) no primeiro semestre. Novos itens só chegaram no dia 25 de julho com o “2019 summer pack”: uma caixa que continha novos cosméticos, incluindo o saudoso Dancing Doe.
Aquele meme lá…
    Os desenvolvedores não sabiam, mas acabaram mandando, junto com o uptade, um bug que fazia algumas caixas terem 100% de chance de dar um unusual. Unusuals são cosméticos do jogo que possuem efeitos visuais especiais, são de longe os itens mais caros do mercado porque são raríssimos… Ou “eram”. O bug foi descoberto na manhã seguinte ao uptade e causou um vendaval na comunidade, fazendo muitas pessoas ficarem desesperadas com a possível perca de dinheiro injetado. Você podia ir no marketplace da steam e ver que itens que valiam R$ 200,00 estavam à venda por R$ 4,00.
    Várias teorias foram discutidas em fóruns sobre como a Valve resolveria a questão, e… Eles surpreenderam todos. Além de terem feito o primeiro tweet em muitos meses, também tomaram uma decisão que deixou o mercado e as pessoas que obtiveram os itens contentes: o primeiro unusual obtido por um jogador depois do uptade seguia existindo normalmente, enquanto os demais não poderiam mais ser trocados ou vendidos. Assim, alguém que abriu 20 unusuals acabou com 19 ainda utilizáveis, mas sem valor monetário.
    Olhando agora, não foi tão ruim quanto parece. Mas ninguém esperava que isso seria uma amostra dos problemas que estariam por vir.

Sad Team Fortress 2 News – TF2 is on Hold (Dezembro/19)

    Tyler McVicker é um youtuber famoso nas comunidades de jogos da Valve por sempre ter algo pra falar ou especular sobre, o que gerou muitas controvérsias e um certo receio de parte da comunidade de TF2. Em Dezembro do ano passado, ele lançou um vídeo sobre a situação atual e o futuro de Team Fortress 2. Segundo as fontes do mesmo, a equipe atual do jogo seria muito pequena (a equipe do último major uptade, de 2017, foi +-15 pessoas) e nenhuma dessas pessoa estaria dedicando 100% do tempo de trabalho ao jogo, pois também estariam ajudando equipes de outros projetos. Segundo Tyler, os funcionários da Valve não estavam mais tão interessados no jogo e preferiam focar em novos projetos como Artifact e Half-life: Alyx. O vídeo não caiu como uma bomba porque já era algo que se esperava devido a situação atual, mas foi uma constatação triste para a comunidade.
    No mesmo vídeo, o youtuber acabou se confundindo sobre algumas estatísticas de jogadores. Isso serviu para desgastar mais ainda sua fama com parte dos jogadores.

Infestação de bots (2019~2020)

     Relatos dessa infestação podem ser encontrados desde janeiro de 2019, mas a situação piorou muito no final do ano, chegando ao ápice em abril desse ano. Como dito antes, os jogadores já eram familiarizados com bots voltados ao farming de itens, mas eles eram inofensivos pois ficavam em um tipo específico de server e não atrapalhavam as partidas. Já os bots dessa infestação são totalmente o contrário. Eles enchem os chats de mensagens ofensivas e variam de aimbots (bots que possuem mira automática e conseguem dar headshots 100% do tempo, matando qualquer um do time adversário instantaneamente) aos lagbots (bots que ficam no server aumentando o ping e deixando tudo mais lento). Ainda bem que o jogo possui um sistema de expulsão de jogadores, né? Mais ou menos… Os desenvolvedores desses bots, que simplesmente querem ver o circo pegar fogo, já tinham colocado um sistema para que eles copiassem o nome de outro player e fizessem ele ser banido no lugar do bot, mas uma atualização recente neles tornou possível fazer o servidor cair quando algum votekick fosse levantado contra os mesmos. Ou seja, os jogadores ficaram totalmente incapacitados de fazer algo. Isso até gerou uma reportagem na revista PC GAMER sobre como TF2 estava num estado impossível de jogar.
    Felizmente, algum tempo depois, uma atualização foi realizada no jogo e parte do problema foi solucionado. Dados do SteamDB indicam que o uptade foi realizado por uma única pessoa – Jill, conhecido pela comunidade como uma das únicas pessoas da equipe de TF2 a se apresentar ao público. CSGO, jogo da Valve que ainda recebe muita atenção, já teve um problema semelhante. Acredita-se que Jill tenha simplesmente “copiado” a solução e aplicado ao jogo da sua própria casa, uma vez que o nome interno do uptade é “jillsquarantinetestingparty” (Festa de testes durante a quarentena do Jill, numa tradução livre).


Morte de Rick May (Abril/20)

    Bom, não necessariamente algo relacionado ao jogo em si, mas foi algo que deixou todo mundo triste. Rick May, dublador de uma das 9 classes do jogo – o Soldier, morreu devido à COVID-19 que contraiu enquanto se recuperava de um ataque cardíaco.
    O Soldier é um dos personagens mais marcantes do jogo, tendo sido a estrela de alguns uptades e diversos momentos na HQ oficial do jogo (que é ótima, por sinal). Não se sabe o que a Valve fará para tapar esse buraco enorme que ficou, já que eles ainda não fizeram nenhum comentário sobre o ocorrido.
    Jogadores se mobilizaram para prestar suas homenagens. As formas mais adotadas foram colocando [R.I.P. Rick May] no nickname ou todo mundo da partida indo jogar de Soldier.

        Vá em paz, Rick May.

Vazamento do Código fonte do jogo (Abril/20) (é, eu sei)

INTRUDER ALERT from r/tf2

    No dia 22 de Abril, a comunidade acordou para uma bela manhã de descoberta de que o código do jogo havia vazado em um torrent no 4chan. A história é longa.

    Lembra do Tyler McVicker? Então, ele tem um grupo amador de desenvolvimento de software que busca recriar FSTOP – uma concepção inicial do jogo Portal criado pela Valve. Nesse grupo havia uma pessoa que foi acusada por outros membros de transfobia, racismo e misoginia. Tyler baniu ele do grupo, mas o que não se sabia é que essa pessoa tinha o código fonte do jogo – compartilhado previamente entre algumas pessoas exclusivas da cena modder. No dia seguinte ao banimento, ela vazou os arquivos que continham o código fonte de CSGO e TF2, junto de alguns arquivos que tentavam incriminar Tyler. A comunidade pegou fogo e o pedido geral era que ninguém executasse o jogo, por medo de que um comando remoto pudesse ser executado por alguém malicioso e o computador da pessoa fosse invadido. Mais um dia se passou e a Valve veio com uma resposta oficial de que foi verificado que o código era antigo e não oferecia perigo para os jogadores. Tyler também conseguiu tirar o dele da reta ao explicar toda a história e informar que estava trabalhando junto ao departamento legal da Valve para resolver a questão.

Conclusão

    É… Esse jogo já passou por poucas e boas, ein? Eu espero muito que um dia a Valve volte a ter apreço por Team Fortress 2, ou que a nova leva de contratações traga gente que tem interesse em continuar atualizando o jogo. Não digo que devemos voltar para a quantidade de atualizações de 2010 e 2011 – é evidente que o jogo só teve tantas atualizações nessa época porque ainda faltava muita coisa para adicionar. É muito estranho pensar que originalmente aspectos essenciais como mapas de payload, airblast, mover construções como engenheiro e etc.. não existiam. Hoje em dia temos um produto muito mais completo, mas que ainda tem bastante espaço para melhorar. Enquanto espero por uma resposta da Valve, fica o consolo de que a comunidade está ali, trabalhando duro para fazer o que ela ama continuar de pé. Vamos ver o que nos espera nos próximos capítulos e boa sorte para todos.

    UPDATE [01/05/2020]: A valve liberou uma atualização para o jogo que inclui diversos tributos para Rick May: Além de uma estátua do Soldier ter aparecido em diversos mapas, o personagem no menu principal será sempre o Soldier com uma música de luto no fundo. O evento irá até o fim do mês  de maio.
    [04/05/2020]: O blog oficial do jogo publicou uma nota sobre a morte de Rick May e explicou o último uptade. Link para “A Hell Of A Campaign”
    Se você gosta do jogo, sinta-se livre para me adicionar lá na Steam. Não vamos jogar juntos, é só que ter pessoas que jogam tf2 por perto é legal mesmo.

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