Lançado lá em 2007 pela Valve, Team Fortress 2 foi o resultado de 20 anos de trabalho duro. É um jogo multiplayer com 9 classes que o jogador pode escolher durante a partida (e mudar a qualquer momento), cada um tem suas armas características e opcionais (que o jogador pode mudar a qualquer momento). Hoje, 13 anos depois, ele se tornou gratuito e continua sendo um dos jogos com mais players simultâneos da Steam, diversos modos de customização foram adicionados e a comunidade é absurda de enorme, transbordando não só com pessoas que tem ideias de armas, mapas, roupas e efeitos, mas também em pessoas capaz de por essas ideias no jogo. A playerbase de Team Fortress 2, mais de 10 anos depois de seu lançamento, é o que muitos jogos de multiplayer não conseguem nem chegar perto durante o lançamento.
“Como?”, você me pergunta. Bem, existem várias respostas para isso. É preciso considerar que esse jogo é, e eu não estou exagerando aqui, uma obra-prima. A combinação da engine Source com um sistema de classes variadas e, obviamente, 20 anos de trabalho, resultou em um jogo cheio de possibilidades, personagens carismáticos, um mercado forte e mecânicas construídas em cima de coisas simples. Pular e atirar para baixo/para o lado é basicamente o conteúdo de inúmeros vídeos que almejam ensinar aos jogadores como fazer o Rocket Jump. Também é preciso falar que, durante um bom tempo, o jogo foi constantemente atualizado com novos itens, balanceamentos no gameplay e atualizações nos arquivos de localização do jogo.
Perceberam que eu falei “por um bom tempo”? É, eu falei isso porque esses tempos realmente ficaram no passado. A média era de 3 uptades por ano, mas desde 2017 não temos um “major uptade” (uptades grandes e recheados de conteúdos). Mesmo os pacotes de conteúdos, uptades pequenos que apenas adicionam algumas roupas novas, não chegam desde o Halloween do ano passado. Pode não parecer muita coisa, mas para um jogo multiplayer… Parece uma eternidade.
É preciso considerar também que, como dito anteriormente, o jogo já tem 13 anos. É compreensível que os desenvolvedores da Valve não tenham tanta vontade de trabalhar nele, principalmente quando eles tem a opção de trabalhar em projetos incríveis como Half-Life: Alyx.
Sendo assim, o que temos é uma comunidade enorme e cheia de energia jogando algo que não recebe mais tanta atenção da sua desenvolvedora. Muita gente AMA esse jogo. EU amo esse jogo. E por isso todo mundo tem medo desse “fantasma” que é a morte do jogo. O medo é: com a falta de atualizações oficiais, as pessoas vão ir parando de jogar aos poucos, e isso pode fazer o lucro diminuir até que a Valve não ache mais interessante prestar suporte ao jogo e simplesmente feche os servidores. É claro que ninguém quer ver isso acontecer, e por isso as pessoas tem feito um esforço hercúleo para tentar manter o interesse no jogo vivo. Alguns dos projetos mais proeminentes são: Creators.tf (servidores da comunidade que tem uptades e eventos exclusivos), Potato.tf (servidores da comunidade para o modo de jogo co-op MVM, com a possibilidade de receber medalhas dentro do jogo) e rgl.gg (modo competitivo, com regras e campeonatos gerenciados pela comunidade).
13 years in, our community still does a better job than a multi-billion dollar company. from r/tf2
Um outro aspecto interessante de se mencionar é o previamente citado “mercado forte” do jogo. Com base em itens e suas versões variadas, com raridades diferentes, o jogo tem um mercado comunitário muito consistente, com alguns chapéus valendo centenas de reais. Isso, é claro, atraiu a atenção de muita gente, inclusive de pessoas com capacidade de criar bots que ficam nos servidores farmando itens que podem ser convertidos na “moeda base” do jogo (metal refinado). Esses bots, por sua vez, aumentaram muito a oferta de metal refinado, o que causou uma inflação e por aí vai…
Mas se esse fosse único problema pelo qual o jogo passa, estaria tudo tranquilo. Fato é que, em menos de 1 ano, Team Fortress 2 vem passando por uma série de eventos ruins, uma verdadeira prova de fogo para a comunidade. Vou citar alguns aqui, em ordem cronológica.
Grande depressão dos unusuals (Julho/19)
Aquele meme lá… |
Várias teorias foram discutidas em fóruns sobre como a Valve resolveria a questão, e… Eles surpreenderam todos. Além de terem feito o primeiro tweet em muitos meses, também tomaram uma decisão que deixou o mercado e as pessoas que obtiveram os itens contentes: o primeiro unusual obtido por um jogador depois do uptade seguia existindo normalmente, enquanto os demais não poderiam mais ser trocados ou vendidos. Assim, alguém que abriu 20 unusuals acabou com 19 ainda utilizáveis, mas sem valor monetário.
Olhando agora, não foi tão ruim quanto parece. Mas ninguém esperava que isso seria uma amostra dos problemas que estariam por vir.
Sad Team Fortress 2 News – TF2 is on Hold (Dezembro/19)
No mesmo vídeo, o youtuber acabou se confundindo sobre algumas estatísticas de jogadores. Isso serviu para desgastar mais ainda sua fama com parte dos jogadores.
Infestação de bots (2019~2020)
Felizmente, algum tempo depois, uma atualização foi realizada no jogo e parte do problema foi solucionado. Dados do SteamDB indicam que o uptade foi realizado por uma única pessoa – Jill, conhecido pela comunidade como uma das únicas pessoas da equipe de TF2 a se apresentar ao público. CSGO, jogo da Valve que ainda recebe muita atenção, já teve um problema semelhante. Acredita-se que Jill tenha simplesmente “copiado” a solução e aplicado ao jogo da sua própria casa, uma vez que o nome interno do uptade é “jillsquarantinetestingparty” (Festa de testes durante a quarentena do Jill, numa tradução livre).
Morte de Rick May (Abril/20)
O Soldier é um dos personagens mais marcantes do jogo, tendo sido a estrela de alguns uptades e diversos momentos na HQ oficial do jogo (que é ótima, por sinal). Não se sabe o que a Valve fará para tapar esse buraco enorme que ficou, já que eles ainda não fizeram nenhum comentário sobre o ocorrido.
Jogadores se mobilizaram para prestar suas homenagens. As formas mais adotadas foram colocando [R.I.P. Rick May] no nickname ou todo mundo da partida indo jogar de Soldier.
Vá em paz, Rick May.
Vazamento do Código fonte do jogo (Abril/20) (é, eu sei)
INTRUDER ALERT from r/tf2
No dia 22 de Abril, a comunidade acordou para uma bela manhã de descoberta de que o código do jogo havia vazado em um torrent no 4chan. A história é longa.