O Simbolismo Bíblico em Dark

Compartilhar:

Autor

Estreou a terceira e última temporada de Dark, uma série alemã da Netflix, e devo dizer que é a melhor série original da plataforma, e com certeza a que possui o melhor final.

Atenção! O texto a seguir possui spoilers de toda a série.

Dentre todas as coisa que a série aborda, as referências bíblicas eram as que mais me chamavam atenção. No começo achei que fossem somente citações, como por exemplo o número 33. Na série a princípio só se pode viajar 33 anos para o passado ou para o futuro, e se buscarmos na bíblia, o número 33 é bem simbólico, como por exemplo: Jesus foi crucificado aos 33 anos, o nome divino Elohim (Deus) aparece 33 vezes na história da criação nos capítulos iniciais do Gênesis, entre outras coisas. Mas conforme vamos assistindo aos episódios, percebemos que essas coisas fazem parte do enredo, do roteiro, e não são só referências, chegam a ser até mesmo spoilers da trama dentro da própria trama.

 Esse texto é voltado principalmente para aqueles que assistiram à série, mas para aqueles que estão lendo por curiosidade, vou tentar dar um contexto.

Dark é uma série sobre viagem no tempo e seus paradoxos, e quando digo paradoxos, são aqueles de que você volta no tempo e acaba se tornando se próprio pai ou mãe. O que guia Dark, e o que faz com que exista a “série” é esse paradoxo que acaba criando toda uma árvore genealógica que se repete sempre.

Mas não é apenas isso, em Dark existem dois mundos, duas realidades, e tirando alguns detalhes, nesses dois mundos a árvore genealógica se repete e “inicia” no mesmo ponto, ou seja os mundos estão ligados por alguém.

Vamos começar com o simbolismo explícito que a série tem:

Adão e Eva 

Digo que é explícito, porque os personagens de Jonas e Martha a partir de um momento começam a se chamarem e serem chamados de Adão e Eva, respectivamente, e como bem sabemos, segundo a bíblia e as religiões abraâmicas, esses foram os nomes do primeiro homem e da primeira mulher criados por Deus, sendo o centro da crença na humanidade como essencialmente uma única família, com todos descendendo de um par original de ancestrais. 
É com isso que a série explica a árvore genealógica, Adão (Jonas) e Eva (Martha), sendo cada um de um mundo diferente, tem uma relação em um momento da série e dessa relação nasce aquele que (por causa dos parodoxos temporais) dá origem a árvore genealógica que rege a série, ou seja, Jonas e Martha são descendentes deles mesmo. Uma única família que se repete no tempo.

Caim e a “humanidade”

Como dito ali em cima, Adão e Eva tem um filho, na série não temos um nome para ele, apenas uma representação de um símbolo, infinito, e é assim que o fandom de Dark nomeou esse personagem. Acredito que ele seja uma representação simbólica de Caim, um dos filhos de Adão e Eva. Uma das coisas que indicam isso é a cicatriz acima do lábio, é uma marca do personagem, que pode remeter à Marca de Caim, que segundo a bíblia, foi um sinal que Caim recebeu de Deus após assassinar seu irmão Abel, um sinal que o marcasse. A Bíblia não diz exatamente o que era essa marca que foi colocada, então isso fica aberto a interpretações. O papel do Infinito é manter as coisas como aconteceram e devem acontecer, ele saí (junto com suas versões mais jovem e mais velha) pelo Tempo assassinando aqueles que ficam no caminho e fazendo as alterações necessárias. Além disso, como dito ali em cima, ele é o “progenitor” da árvore genealógica, ou seja assim como na bíblia foram os filhos de Adão e Eva que deram início a humanidade, em Dark Infinito “dá” o início à “humanidade” daqueles mundos.

Em uma cena da terceira temporada a versão mais jovem de Infinito pega uma maçã e olha para ela, pode ser uma representação para o fruto do pecado, que expulsou Adão e Eva do paraíso, a maioria das vezes esse fruto é mostrado como uma maçã. Em outras interpretações o “fruto proibido” teria sido a relação sexual, entre Adão e Eva, que gerou filhos.

O Diabo Branco

O Diabo Branco foi um nome que ouvimos pela primeira vez vindo do personagem Helge Doppler, ele cita esse nome para o policial Egon que estava investigando seu “sequestro”, em um primeiro momento pensei que o nome se referia ao personagem Noah, ele manipulou Helge para matar crianças enquanto testavam uma máquina do tempo. O policial Egon fica obcecado em descobrir quem é esse “Diabo Branco”, e é justamente dele que temos a revelação. Este título pertence na verdade à personagem Claudia, filha do Egon, ele mesmo em seu leito de morte diz que ela é o Diabo Branco, e se analisarmos certas coisas, pensando no simbolismo, esse nome faz todo sentido.
Esse nome é uma referência à Lúcifer, muitas vezes chamado de Diabo (tinhoso, mochila de criança, etc), mas o “branco” é o que reforça isso. Lúcifer também já foi chamado de “Estrela D’alva”, alva significa “aurora” ou “manhã” e vem da palavra em latim albus, que quer dizer “brilhante”, “claro”, “muito branco“. 
Agora, pensando no contexto da série, Claudia realmente exerce o papel de Lúcifer, o primeiro ponto que reforça é que ela manipula Eva (na verdade ela manipulou foi todo mundo), assim como a serpente (representação de Lúcifer), manipulou a Eva para comer o fruto proibido. 
Claudia, apesar de estar envolvida com a viagem no tempo, não faz parte da árvore genealógica, nem sua filha, o objetivo dela é que sua filha permaneça viva, por isso ela manipula Eva. Porém, Claudia percebeu que por mais que tentasse, sua filha sempre morria em ambos os mundos, e após fazer uma descoberta, Claudia entende que para que sua filha fique viva, ela precisa destruir os dois mundos.
Muitas vezes dizem que o objetivo do Diabo, do Lúcifer, é destruir o mundo, é destruir a criação de Deus. E é aqui que entramos neste último tópico, Deus. 

 

Deus e a criação do(s) mundo(s)

A descoberta de Claudia foi a existência de um terceiro mundo, o mundo de origem.
Neste mundo o relojoeiro e também pesquisador H.G. Tannhaus sofreu uma perda, seu filho morreu em um acidente de carro junto com sua nora e neta.

Tannhaus não superou isso, ficou pensando em como poderia trazer eles de volta a vida, e por ter conhecimentos em física quântica, pensou que o único jeito de conseguir isso seria voltar no tempo e evitar o acidente. Ele passou anos trabalhando em uma máquina para conseguir isso, e quando a máquina finalmente estava pronta, ela permitia sim a viagem no tempo, mas também causou a divisão do mundo em dois, criando os mundos de Adão (Jonas) e Eva (Martha). Por isso, Tannhaus é a representação de Deus, ele foi quem criou os mundos que permitiram a existência da árvore genealógica, ele é o Criador. Acredito eu que até a aparência do personagem foi feita para indicar isso. Muitas vezes Deus é representado por um homem de cabelos e barba branca.

Mas agora um ponto divergente é que em Dark o Diabo leva a melhor, Claudia consegue destruir os mundos, ela explica sua descoberta para Adão que envia uma versão mais nova de si mesmo e da Eva, para o mundo de origem e eles conseguem evitar o acidente que causaria a morte do filho do Tannhaus, logo ele não sofreu e não tentou viajar no tempo e não criou os mundos, ou seja, o Diabo Branco conseguiu destruir os dois mundos.

Com certeza deve ter muito mais referências e símbolos durante a série, citei esses porque eles influenciam no roteiro. Se você encontrou mais algum, sinta-se a vontade para comentar aqui em baixo.

Um adendo final: A imagem ao lado foi mostrada na segunda temporada da série. Quando a personagem Elizabeth encontra um livro, ela fica olhando para essa imagem, e se pararmos para analisar, é um baita spoiler do final da série.
Do lado esquerdo temos um homem soprando para um mundo pela metade, esse seria o Adão controlando e manipulando as coisas em seu mundo para que tudo acontecesse como “sempre aconteceu”, e do lado esquerdo temos uma mulher soprando outro mundo pela metade, mas espelhado, essa seria a Eva, também controlando e manipulando para que as coisas nesse mundo acontecessem como “sempre aconteceram”.
E no meio temos o mundo de origem, o mundo que gerou os outros dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados