Punking around: Atompunk, Raypunk e Cassette Futurism

Compartilhar:

Autor

Pois é meus amigos da rede globo, aqui estamos nós para mais um post de classificação de universos alternativos pra você se imaginar dentro ou bater punheta pensando neles… Calma cara, ela vai voltar.

Atompunk

Como é? O atompunk é inspirado naquela época dos anos 50, na vibe da guerra fria e do “American way of life”. Isso nos proporciona uma ficção científica baseada na energia nuclear e na propaganda anti-comunista. Você sabe, better dead than red.
Resultado de imagem para atompunk
Essa época também é conhecida pela corrida espacial, que influência muito o gênero atompunk. O que vemos aqui é muita cor branca,cores vibrantes e claras, cenários “limpos” e bem organizados. É aqui que os carros flutuantes explodem e começam a virar febre nas visões futuristas, junto com armas de laser e outras coisas do gênero. Existe também um clima de tensão, já que se vive constantemente em guerra. As bombas nucleares são bem abordadas. Principalmente quando o cenário se passa em um ambiente atompunk pós-apocalíptico, onde a grande razão para catástrofe geralmente (pra não dizer sempre) foi uma guerra nuclear. Ah, como o “American way of life” é bem extrapolado (afinal de contas o atompunk geralmente foca na visão americana da guerra fria) é comum ver a instituição da família ser muito valorizada. Lembra que no stonepunk o principal exemplo era “Os flintstones”? Aqui a melhor coisa para você se apoiar é nos Jetsons.

Para assistir: Os jetsons; Zathura;
Para ler: Asimov (autor);
Para jogar: Toda série Fallout, mas principalmente o Vegas;
Para ouvir: Rockabilly (gênero);

Resultado de imagem para atompunk city
“Taste the capitalism”

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GE2BkLqMef4]

Raypunk (ou raygun gothic)

Como é? Esse gênero aponta para o infinito com sua arquitetura gótica. E não é a toa, já que ele é bem focado no espaço sideral, tecnologia e alienígenas. Aqui viver em outro planeta ou fazer viagens pelo espaço é bem comum, tanto que as pessoas vivem com jetpacks (ou mochilas a jato) e roupas de astronauta (a faResultado de imagem para raypunkmosa bubblehead). Elas também estão sempre acompanhadas de armas a laser, apesar de que a tecnologia por trás delas e das naves quase nunca é explicada, deixando no ar o clima de “só funciona”. E quando você vai para outro planeta, pelo menos na ficção, é comum encontrar aliens, não é a toa que muitas vezes humanos criam civilizações em conjunto com eles, ou quem sabe um guerra seja desencadeada, tudo pode acontecer.
Nesse universo é comum encontrar aventureiros, que vivem explorando os planetas em busca de coisas para fazer.

Para assistir: Star Wars, Flash Gordon, Futurama;
Para ler: Flash Gordon (quadrinhos), Starlight
Para jogar: Teleglitch;
Para ouvir: Rock (principalmente a trilha sonora do Flash Gordon, feita pelo Queen);

Resultado de imagem para raypunk city
As cidades ou são muito avançadas ou muito atrasadas (no caso de serem em outros planetas)

Cassette Futurism ou FormicaPunk

como é? O FormicaPunk é o futuro na visão daquela galera gente boa dos anos 80/90. Os eletrodomésticos começaram a entrar na vida da pessoa e isso foi uma PUTA revolução para época, a partir dai começaram a surgir os computadores pessoais, videocassete, Videogames, internet, etc…
Todos os objetos tecnológicos são quadrados, ou triangulares, ou circulares… O que importa é que eles tem formas bem definida e são bem profundos.
https://i.imgur.com/fjJXEVF.pngEsse gênero se correlaciona com o synthwave/retrowave e traz a tona seu lado “bom” e “mau”: podemos ter aqui uma jovem solitária que dirige sozinha pela noite enquanto ouve sua música outrun ou podemos ter dois policiais de Miame que saem por ai enfrentando os grandes traficantes de droga, enquanto vivem indo em baladas e fazendo piadas.
Prepare-se para ver muita cor branca nos eletrônicos e cores vibrantes em todo o resto. Já falamos dos Flintstones e dos Jetsons, mas se você quiser um entender o FormicaPunk de forma simples e divertida, é só assistir “Apenas um show” já que ele respira e inspira anos 80/90 em basicamente todos os aspectos.
Macintosh, fitas cassete, computadores, mouses, tudo isso vai te ajudar a entrar um pouco mais nesse mundo que, para uns é pura nostalgia e para outros é só saudade.

Para assistir: Apenas um show, Miame Vice, Cowboy Bebop e Doctor Who, Star Trek, TRON, Evangelion e Battlestar Galactica;
Para ler: Cybernetrix;
Para jogar: Far Cry 3 Blood Dragon;
Para ouvir: Synthwave, Retrowave, Synthpop, etc…

https://i.imgur.com/kBkO9s1.jpg
Muito neon, /comfy/ vibes e sintetizadores.

Arte da capa: Atompunk; Raypunk e Formicapunk
Na continuação…
Cyberpunk, Biopunk, Desertpunk e Solarpunk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados